Traços comuns do aluno que apresenta Altas Habilidades e Superdotação

No artigo, a neuropsicóloga Celina Vallim, ressalta que é importante considerar que nem todos os alunos vão apresentar todas as características aqui listadas, sendo algumas mais típicas de uma área do que de outras.

Por: Dra. Celina Vallim
09/03/2023

Embora seja um grupo altamente heterogêneo, é importante considerar que nem todos os alunos vão apresentar todas as características aqui listadas, sendo algumas mais típicas de uma área do que de outras, conforme ressaltam Alencar e Fleith (2001).

  • Grande curiosidade a respeito de objetos, situações ou eventos, com envolvimento em muitos tipos de atividades exploratórias;
  • Auto iniciativa tendência a começar sozinho as atividades, a perseguir interesses individuais e a procurar direção própria;
  • Originalidade de expressão oral e escrita, com produção constante de respostas diferentes e idéias não estereotipadas;
  • Talento incomum para expressão em artes, como música, dança, teatro, desenho e outras;
  • Habilidade para apresentar alternativas de soluções, com flexibilidade de pensamento;
  • Abertura para realidade, busca de se manter a par do que o cerca, sagacidade e capacidade de observação;
  • Capacidade de enriquecimento com situações-problema, de seleção de respostas, de busca de soluções para problemas difíceis ou complexos
  • Capacidade para usar o conhecimento e as informações, na busca de novas associações, combinando elementos, idéias e experiências de forma peculiar;
  • Capacidade de julgamento e avaliação superiores, ponderação e busca de respostas lógicas, percepção de implicações e consequências, facilidade de decisão;
  • Produção de idéias e respostas variadas, gosto pelo aperfeiçoamento das soluções encontradas;
  • Gosto por correr risco em várias atividades;
  • Habilidade em ver relações entre fatos, informações ou conceitos aparentemente não relacionados, e;
  • Aprendizado rápido, fácil e eficiente, especialmente no campo de sua habilidade e interesse.

Entre as características comportamentais dos alunos com altas habilidades / superdotação, pode-se ainda ser notado, em alguns casos:

  • Necessidade de definição própria;
  • Capacidade de desenvolver interesses ou habilidades específicas;
  • Interesse no convívio com pessoas de nível intelectual similar;
  • Resolução rápida de dificuldades pessoais;
  • Aborrecimento fácil com a rotina;
  • Busca de originalidade e autenticidade;
  • Capacidade de redefinição e de extrapolação;
  • Espírito crítico, capacidade de análise e síntese;
  • Desejo pelo aperfeiçoamento pessoal, não aceitação de imperfeição no trabalho;
  • Rejeição de autoridade excessiva;
  • Fraco interesse por regulamentos e normas;
  • Senso de humor altamente desenvolvido;
  • Alta-exigência;
  • Persistência em satisfazer seus interesses e questões;
  • Sensibilidade às injustiças, tanto em nível pessoal como social;
  • Gosto pela investigação e pela proposição de muitas perguntas;
  • Comportamento irrequieto, perturbador, importuno;
  • Descuido na escrita, deficiência na ortografia;
  • Impaciência com detalhes e com aprendizagem que requer treinamento;
  • Descuido no completar ou entregar tarefas quando desinteressado.

 

Fonte: cartilha: Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades / superdotação – Ministério da Educação/2006

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