Pesquisar
Close this search box.

Trajeto da SP 332 é fechado e causa transtorno aos moradores do Bairro Campos Sales

Rota das Bandeiras é a empresa responsável pelo fechamento do trecho que vem causando transtorno aos moradores, que precisam fazer o retorno em Cosmópolis para poder chegar em Artur Nogueira. Prefeitura já está em contato para resolver toda a situação.

Por: Correio Nogueirense
13/08/2019

Na manhã desta terça-feira, o Correio Nogueirense recebeu a denúncia de que a empresa Rota das Bandeiras estaria fechando parte da via cedida por um dono de um sítio que margeia a SP 332 desde sexta-feira, onde acaba prejudicando que a prefeitura faça a coleta de lixo no Bairro Campos Sales e acaba prejudicando os moradores a se locomoverem para a cidade, já que ali é a única rodovia que dá acesso para ir à escola, hospital e aos demais locais do município.

O Correio Nogueirense foi até ao local para falar com algumas pessoas e ver a situação atual do bairro. Francisco Forner é morador do bairro, ele falou sobre a situação e o tempo que tem acontecido isso com a empresa. “Essa estrada é um problema antigo que temos por aqui, ela é uma estrada que margeia a SP 332 e é um acesso bem perto ao bairro aqui. Mais ou menos duzentas pessoas utilizam esse caminho, temos uma igreja, passa ônibus escolar, esse já é um bairro formado há vinte e dois anos. Há dez anos estamos com esse problema, lutando para ter esse acesso. Nós não culpamos a prefeitura, a empresa não faz a liberação para prefeitura arrumar, eles mandam a prefeitura pedir a liberação e a prefeitura não consegue. ”

Francisco Forner explicou que conversou com o engenheiro da empresa e falou qual será a tentativa para poder ajudar quem mora na região. “Nós conversamos com o engenheiro da Rota das Bandeiras, ele se dispôs a pegar uma autorização por escrito da prefeitura e tentar reabrir a estrada para a gente. Inclusive o engenheiro ofereceu resíduo de asfalto para melhorar a estrada. O grande problema é que a estrada está muito ruim, com isso o pessoal vai margeando a pista, isso causa um grande perigo e por isso eles fecharam. A partir do momento que a estrada estiver restabelecida e arrumada ninguém mais vai passar beirando a pista. O que está faltando agora é a prefeitura mandar o ofício para a Rota das Bandeiras, para a liberação da pista. ”

Após falarmos com alguns moradores, questionamos o senhor Francisco sobre a parte da estrada fazer parte de um sítio de um morador do bairro e ele nos explicou o que seria feito no momento. “Nós já conversamos com o dono do sítio, só que ele ainda faz plantação no local e para ele fica difícil ceder o local para a passagem da pista. Uma solução seria a realização de um loteamento futuro, com isso ele deixaria uma via de acesso, mas enquanto isso a gente teria que usar aquela parte provisoriamente. Para ele não tem problema algum, o problema mesmo é burocrático. ”

Léia Nogueira é moradora do Bairro e falou os problemas que são causados quando o local é fechado pela empresa. “Esse é o único acesso que temos para a cidade, tem escola, quando precisamos ir para o hospital, até a gente dar a volta fica complicado. Desde sexta-feira está bloqueado, a coleta de lixo está parada e o ônibus escolar está tendo que dar a volta. ”

José Alves é mais um morador do Bairro que está sendo prejudicado com o bloqueio da estrada. “Nós temos o comércio aqui, eu faço desenvolvimento de produto e eu uso bastante a estrada semanalmente. Essa é uma situação chata e que causa um transtorno. Seria muito bom se agora houvesse da Rota das Bandeiras junto com a prefeitura para que pudesse resolver esse nosso problema. ”

Sara Nogueira é moradora e trabalhadora do bairro, ela comentou a importância deste trajeto. “Eu moro, trabalho aqui, tenho um filho de cinco anos e uso esse trajeto todo dia para levar ele no Blumenau. Com o fechamento da estrada, a gente tem que fazer uma enorme volta e o consumo de gasolina é grande. Nós temos idosos que moram por aqui e se for necessário que idosos chamem uma ambulância, eles terão que dar uma volta enorme para chegar aqui e fica tudo difícil. ”

Artino Meira da Silva é morador do Bairro e tem 80 anos, ele falou que isso é uma ignorância de quem cuida. “Isso é uma ignorância do povão, são quatro metros e não atrapalha em nada, eu tenho 80 anos e nunca vi uma coisa dessa. Toda propriedade tem entrada e saída e agora quer tirar quatro metros e isso atrapalha a vida de uma criança ou um idoso igual a mim. Eu penso que estão fazendo uma tempestade em copo d’água, eu acho que não precisa fazer isso tudo, sem um aviso prévio, fomos pegos de surpresa. Eu sempre paguei o IPTU tudo corretamente, nunca devi um mês e estão fazendo isso com a gente. ”

O vereador Davi Fernandes (DEM) também recebeu as reclamações. Entramos em contato com ele e o vereador disse já ter entrado em contato com o responsável da prefeitura sobre a situação. “Eu entrei em contato com o setor responsável da prefeitura que já está em contato com a empresa Rota das Bandeiras e já está tentando entrar em acordo para resolver da melhor maneira possível. Em relação ao lixo, a prefeitura também já está entrando em contato para tentar resolver da situação da melhor maneira. Vou fazer uma “MOÇÃO DE APELO” a Rota das Bandeiras para que atenda o mais rápido possível, e solucione o problema do bairro”, finalizou Davi.

Entramos em contato com a prefeitura e com a Rota das Bandeiras, através da assessoria, mas até o momento não obtivemos respos

Comentários

Veja também