Pesquisar
Close this search box.

Transporte Hospitalar e Central de Ambulâncias da Saúde da Prefeitura de Nova Odessa atende 2.400 pacientes por mês

Atualmente, são 22 veículos à disposição da equipe, formada principalmente por motoristas.

Por: Correio Nogueirense
29/03/2023
Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Odessa

Com os novos veículos viabilizados nos últimos dois anos, a frota do Setor de Transporte Hospitalar da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa, que inclui a Central de Ambulâncias 192, vem realizando cerca de 2.400 atendimentos por mês, muitas vezes com embarque e desembarque domiciliar, na “porta” da residência do paciente atendido quando necessário. Atualmente, são 22 veículos à disposição da equipe, formada principalmente por motoristas.

“O meu governo revolucionou o Setor de Ambulâncias da nossa cidade. Hoje, temos veículos novos e confortáveis para transportar com mais dignidade e carinho todos os nossos pacientes que fazem tratamentos de saúde em outras cidades”, comentou o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho).

“Nosso objetivo é melhorar a saúde em todos os aspectos, e o transporte também faz parte do tratamento ofertado ao paciente, então é motivo da nossa especial atenção, proporcionando veículos e espaços dignos aos nossos servidores e oferecendo o melhor atendimento aos nossos pacientes”, acrescentou a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Serrano.

Segundo Marco Pedroso da Silva, responsável pelo Setor de Transporte da Saúde Municipal, “a porta de entrada dos pacientes para os demais hospitais da região começa aqui”. “Para ter acesso ao transporte, o paciente, com o pedido médico, deve ir ao Setor de Agendamento (na sede da Secretaria, atrás do Hospital e Maternidade Municipal) e solicitar o serviço, seja de ambulância ou de veículos comuns, como carros e vans”, explicou.

Atualmente, a frota do setor conta com cinco ambulâncias zero-quilômetro em 2022 para a Central 192, além de micro-ônibus, três vans (uma delas adaptadas para o transporte de pacientes cadeirantes) e duas minivans para sete pacientes cada. Os novos veículos fazem viagens para hospitais de referência e clínicas de Campinas e região, e também para locais mais distantes, como Barretos, Sorocaba, Bragança Paulista e Jundiaí, com toda a segurança. E cada viagem é de ida e volta.

“Na gestão do prefeito Leitinho, melhorou da água para o vinho para o nosso setor, a qualidade do serviço prestado aos pacientes ficou muito melhor com os veículos novos, como a van adaptada”, completou Marcos.

REFORMA

Além dos novos veículos, o próprio Setor de Transporte Hospitalar e Central de Ambulâncias 192 da Secretaria de Saúde acaba de ser reformado e ampliado. Situado entre o Ambulatório de Especialidades Médicas e o Hospital e Maternidade Municipal, o prédio recebeu o um segundo piso (superior), com uma ampla sala de descanso e dois WCs/vestiários feminino e masculino, permitindo a higienização dos integrantes da equipe de resgate pós-atendimentos.

O WC do térreo foi reconfigurado para ser um WC acessível a pessoas com deficiências. Também foi recuperada a sala inferior para almoxarifado. Foram criadas 6 vagas de estacionamento exclusivas para uso da Central 192, do lado externo da rampa. E toda a Central foi cercada por muros e ganhou um portão metálico automático, com piso regularizado e galerias de águas pluviais. O investimento municipal foi de R$ 175.500,00 – fora os novos móveis e equipamentos que estão sendo instalados no local.

Comentários

Veja também