Tribunal de Justiça de SP nega demolição de casas em Artur Nogueira
O relator do caso concedeu parcialmente o recurso, sustentando que por mais que as casas estejam construídas em uma área de relevante interesse ecológico (ARIE), é uma área urbana consolidada e que seu povoamento foi estimulado pelo município.
Mesmo estando em área de relevante interesse ecológico (ARIE), cerca de 20 casas no bairro Matão no município de Artur Nogueira não deverão ser demolidas. Esse foi o entendimento do Tribunal de Justiça de São Paulo que, no dia 11 de fevereiro de 2021, negou pedido de derrubada e reparação do local da construção.
Em 2016, a Prefeitura entrou com uma ação civil pública, pedindo uma liminar suspendendo o parcelamento do solo, baseado em uma Lei municipal e federal.
De acordo com a Prefeitura de Artur Nogueira, a construção não obedece a normas ambientais de áreas de preservação, estando muito perto da margem da área de proteção.
A Prefeitura entrou com ação contra os moradores, pedindo a demolição das construções e um projeto de recuperação da área.
No dia 16 de outubro de 2020, segundo os moradores, além da notificação da Prefeitura, teve também a decisão em primeira instância, determinando que eles desocupassem as casas em 90 dias.
Na decisão do dia 11 de fevereiro de 2021, o relator do caso na 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Aliende Ribeiro, concedeu parcialmente o recurso, sustentando que por mais que esteja construída em uma área de relevante interesse ecológico (ARIE), é uma área urbana consolidada e que seu povoamento foi estimulado pelo município. “Defiro parcialmente a tutela cautelar recursal apenas para sustar a ordem de demolição das edificações pré-existentes na área objeto da lide”, afirma o magistrado.
O recurso é assinado pelo advogado Edilson Leite, inscrito na OAB/SP n. 449.407.
Entramos em contato com a Prefeitura de Artur Nogueira, através de sua assessoria, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos resposta, caso a Prefeitura se manifeste, a matéria será atualizada.
Comentários deste artigo post