Pesquisar
Close this search box.

Ucrânia retoma 15 quilômetros quadrados ao sul e leste na semana passada

Por: Correio Nogueirense
01/08/2023
Foto: REUTERS/Stringer

(Reuters) – As forças ucranianas recapturaram quase 15 quilômetros quadrados (5,8 milhas quadradas) de terra das tropas russas no leste e no sul durante a semana passada durante sua contra-ofensiva, disse uma autoridade sênior da defesa nesta segunda-feira.

As forças de Kiev já retomaram 204,7 quilômetros quadrados no sul desde que lançaram um grande ataque contra as forças russas no início do mês passado, disse a vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, no aplicativo de mensagens Telegram.

As autoridades ucranianas relataram um progresso lento e constante na contra-ofensiva, retomando uma série de aldeias e avançando pelos flancos da cidade oriental de Bakhmut, que as forças russas capturaram em maio após meses de batalhas.

Na semana passada, Kiev disse que suas forças libertaram o vilarejo de Staromaiorske, no sudeste, em uma campanha que visa cortar a ponte de terra da Rússia de leste a sul e a península ocupada da Crimeia no Mar Negro.

A Rússia, que lançou sua invasão em grande escala em fevereiro de 2022, detém vastas faixas de território e construiu uma rede de fortificações e campos minados para dificultar o avanço das tropas ucranianas.

Maliar disse que as tropas de Kiev retomaram 2 quilômetros quadrados na semana passada na frente de Bakhmut, elevando o território total recapturado para 37 quilômetros quadrados desde o início da contra-ofensiva.

No sul, onde as forças ucranianas tentam avançar para as cidades de Berdyansk e Melitopol, ela disse que as tropas de Kiev recuperaram 12,6 quilômetros quadrados na última semana.

As tropas russas tentaram atacar em duas frentes do norte perto de Kupiansk e Lyman, mas não conseguiram, disse ela.

“Nossas forças de defesa estão retendo poderosamente as tropas inimigas”, disse ela.

O Kremlin disse na segunda-feira que a contra-ofensiva da Ucrânia ” não está funcionando como planejado” e que os recursos da OTAN fornecidos a Kiev foram “desperdiçados”.

A Reuters não pôde verificar os desenvolvimentos do campo de batalha.

Comentários

Veja também