Pesquisar
Close this search box.

Unidades de Saúde de Sumaré continuam mobilizadas para o Outubro Rosa

"Nossa campanha vem fazer um alerta às mulheres de que muitos problemas de saúde podem ser evitados se houver prevenção”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Por: Correio Nogueirense
11/10/2019
Foto: Prefeitura de Sumaré

As atividades voltadas ao Outubro Rosa continuam nessa semana nas Unidades de Saúde da rede Municipal. Na última segunda (7), a USF (Unidade de Saúde da Família) CIS Nova Veneza realizou o I Circuito da Mulher. As mulheres tiveram diversas ações no período da manhã na unidade. Entre elas, foram realizados mais de 30 exames de Papanicolau; e agendadas 25 mamografias, ainda para esse mês. A programação contou ainda com três palestras: ‘Empoderamento Feminino’, ministrado pela médica Isabela de Carvalho Reda; Ricardo Aguiar falou sobre Comportamento Seguro (Defesa Pessoal), enquanto que a médica Juliana Miranda Cabral proferiu “Avaliação das mamas e orientações às mulheres”. As participantes contaram com limpeza de pele e sorteios de brindes.  A UBS Trevo ofereceu café da manhã, roda de conversa com o tema Mitos e Verdades Sobre o Câncer de Mama e Grupo de Artesanato com as usuárias. Durante todo o dia o PSF Bordon realizou a coleta de papanicolau.

“Convidamos toda Sumaré a vestir o rosa e nos auxiliar no trabalho de valorização da mulher em suas particularidades – a começar pelo incentivo ao autocuidado, tão importante para a saúde e também para a autoestima. Teremos várias palestras com especialistas e também estamos ampliando a oferta de exames preventivos, muito importantes para a detecção precoce de doenças que, se tratadas no início, têm grandes chance de cura. Nossa campanha vem fazer um alerta às mulheres de que muitos problemas de saúde podem ser evitados se houver prevenção”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

No sábado, dia 05, as unidades tiveram ações de incentivo ao autocuidado e à qualidade de vida das mulheres. O CSII (Centro de Saúde), na região central, durante todo o dia, ofereceu café da manhã, palestras de conscientização, coleta de exames de papanicolau, realização de testes rápidos sorológicos (HIV e Sífilis) e aferição de pressão arterial. A equipe das unidades apresentou ainda uma peça de teatro aos usuários da rede pública. Na USF (Unidade de Saúde da Família) Bordon, região do Picerno, as mulheres tiveram palestra sobre autocuidado, exames preventivos de papanicolau, atualização vacinal, avaliação odontológica, solicitação de exames conforme o perfil das usuárias e realização de testes rápidos.

Ainda no sábado iniciaram as atividades nas Feiras Livres, com orientação e distribuição de senhas para triagem de mamografia na BEM (Base de Excelência da Mulher). A equipe, composta por colaboradores da Atenção Primária e alunos da Escola Arquimedes, realizaram também aferição de pressão aos que estavam presentes na Feira Livre de Nova Veneza. Lembrando que os secretários de Saúde, Rafael Virginelli, e de Planejamento, Welington Domingos Pereira, acompanharam os trabalhos desenvolvidos nas unidades e na feira. No domingo, dia 06, o evento aconteceu na Feira Livre do Matão.

Comentários

Veja também

Nenhum artigo foi encontrado
Nenhum artigo foi encontrado