O vereador Tenente Marcelo (União Brasil) apresentou na Câmara Municipal de Artur Nogueira “Moção de Repúdio” à recepção feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. Segundo o vereador, “envergonhou todo o Brasil, especialmente aqueles que verdadeiramente defendem a democracia, a liberdade e os direitos humanos”.
Nos argumentos, Tenente Marcelo ressalta: “O ditador comunista venezuelano desembarcou em território brasileiro no último domingo (28/05/2023) para encontro bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no qual foi recebido no Palácio do Planalto com honras de chefe de Estado, o que inclui subida a rampa e reuniões privadas e ampliada, além de um almoço no Palácio do Itamaraty”.
Segundo o Edil, a controversa visita e as declarações do Presidente foram uma “mácula na nossa história, sendo alvo inclusive de severas críticas de grande parte da imprensa e de Presidentes de outros países da América Latina, como o uruguaio Lacalle Pou e o chileno Gabriel Boric”.
Na opinião do vereador, “o tratamento pomposo dispensado a um criminoso, acusado de narcotráfico, perseguição e censura, envergonha a todos aqueles que verdadeiramente defendem a democracia. É lamentável que o governo brasileiro não condene, severamente, as violações à democracia aos direitos humanos e às liberdades individuais na Venezuela, o que obriga milhões de venezuelanos a sair do país, fugindo da fome, da extrema pobreza e da violência de um regime totalitário”.
Tenente Marcelo enfatizou, “ainda que pelo contrário, parece-me que o Governo Brasileiro não se limita a se associar ao que há de pior no Planeta. Lula, inclusive, ameaça usar o suado dinheiro do povo brasileiro para financiar uma ditadura genocida como a de Nicolás Maduro. O que é inaceitável”, finaliza.