Pesquisar
Close this search box.

Vereador Cristiano se reúne com dirigentes do Hospital Bom Samaritano

De acordo com o vereador Cristiano da Farmácia, a reunião foi bastante produtiva, e com isso acredita que algumas medidas vão gerar benefícios a população que é atendida pelo SUS.

Por: Correio Nogueirense
18/04/2019

Durante a reunião foram debatidos diversos assuntos, no intuito de esclarecer dúvidas e buscar melhorar ainda mais os serviços prestados a sociedade nogueirense.

“É fato que a saúde é e sempre vai ser a área mais criticada, pois a demanda é muito grande, os serviços são em geral deficitários em todo País e em Artur Nogueira não é diferente”.

De acordo com o vereador Cristiano da Farmácia, a reunião foi bastante produtiva, e com isso acredita que algumas medidas vão gerar benefícios a população que é atendida pelo SUS.

Uma das grandes dúvidas, inclusive questionada por vereadores durante as sessões legislativa é o numero de médicos e se eles atendem também os pacientes do Particular/plano de saúde.

Segundo os dirigentes foi informado que, na verdade acontece o contrário. “Muitas vezes os médicos que estão livres por não haver atendimentos particulares a serem feitos ajudam no atendimento dos pacientes do SUS. E para dar ainda mais transparência com relação ao número de médicos que estão em serviço do SUS, será colocado uma placa diária, informando o nome dos médicos que estão atendendo, em local de fácil acesso na recepção”, disse o vereador.

Com isso a sociedade pode também ajudar a monitorar os serviços prestados. Lembrando que em casos de transferência de pacientes de alta complexidade, um dos médicos (CROS ) acompanha o paciente até os outros hospitais.

Na reunião foi acordado também que na recepção terá uma caixa lacrada para os usuários depositarem suas sugestões e reclamações. ” Foi acordado que a Câmara Municipal possa colocar na recepção uma caixa lacrada que poderá apenas ser aberta pelos vereadores. Para que o usuário possa fazer suas reclamações, sugestões de forma direta com o legislativo. A caixa será aberta uma vez por mês pelos vereadores na presença de um representante do hospital e da secretaria de saúde, que após analisar os conteúdos e averiguar os fatos, todas as partes discutirão para que as medidas cabíveis sejam tomadas”.

Para melhor acolher os pacientes, além da triagem, já foi disponibilizado uma enfermeira para estar conversando e analisando o estado de saúde dos mesmos, informando-os sobre possíveis paradas ou demora nos atendimentos decorrentes de situações de emergência, quando por exemplo os médicos juntam forças para salvar vidas. (paradas respiratórias, acidentes, etc.)

Quem já foi ao hospital e por prescrição médica teve que tomar um soro, sabe o quanto as cadeiras são desconfortáveis e inapropriadas.

Preocupado com essa situação, o vereador Cristiano solicitou ao hospital que colocassem cadeiras apropriadas e mais confortáveis. “Prontamente os dirigentes me informaram que já estava no planejamento fazer essas melhorias e que devido ao meu pedido dariam prioridade para que isso aconteça no máximo em 30 dias”, explica Cristiano.

Durante a visitação nas áreas do hospital, Cristiano teve a oportunidade de conversar com alguns funcionários, e ao falar com a enfermeira Jaqueline, falou de um projeto que visa trabalhar com as gestantes, com a finalidade de mostrar a elas a importância de buscarem primeiramente o parto normal e somente  se não houver outra opção fazer o parto por cesárea.

A ANS -Agencia nacional de Saúde, já alerta para os riscos de se fazer um parto cesárea e faz campanhas para diminuir este número.

“Hoje aproximadamente 80 % dos partos que acontecem no hospital, é partos cesarianas. O projeto contempla vários tópicos e  fatores, mais um dos pontos do projeto que chamou a atenção é o de trazer as gestantes para visitar o hospital e proporcionar mais aproximação com os profissionais de saúde, e as instalações com a finalidade de dar a elas mais confiança e tranquilidade. Com isso acredita-se que é possível mudar os números, aumentado assim o número de partos normais”, disse o vereador.

Vereador Cristiano afirma que conversando e discutindo os problemas, é possível melhorar não só a saúde, mas a cidade como um todo, “Foi muito produtiva a conversa com os Dirigentes do Hospital Bom samaritano, que por sinal me atenderam muito bem. Mostram estar abertos a somar e cooperar no que for possível para cada vez mais possa aprimorar e melhorar o atendimento a municipalidade nogueirense. Acredito que esta conversa foi a primeira de muitas que teremos e juntos podemos sim fazer mais e melhor por nossa gente”, finaliza Cristiano.

Segundo o vereador Cristiano, as ideias serão apresentadas ao presidente da Casa de Leis Beto Baiano e aos demais vereadores para estabelecer quando será implantado.

 

Comentários

Veja também