Durante a 20ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Artur Nogueira, ocorrida na noite desta segunda-feira (9), o vereador Cristiano da Farmácia (PR), se pronunciou na sua fala livre, a respeito da tentativa de concessão da SAEAN.
Cristiano iniciou sua fala protegendo os vereadores de 2014, no qual votaram no projeto de concessão daquele ano, já que o município vivia uma grande crise. “Eu compreendo o voto daqueles que votaram em 2014, a favor do projeto em relação aquele momento que houve falta de água, mas entendo que a aprovação na época de uma privatização não resolveria o problema de água do município de imediato. A minha preocupação não é com o hoje, nem com o ano que vem e sim com o nosso futuro. Depois do que já se pensava em questão de saneamento no município de Artur nogueira há mais de dez anos atrás, pensou-se em fazer as estações de tratamento, na época se projetou para vinte anos e estamos quase no topo. Mesmo que as estações fiquem prontas, nós vamos precisar de novos investimentos, é minha opinião, espero que seja respeitada, como eu respeito a dos colegas”.
O vereador indagou em sua fala, que futuramente a SAEAN não terá mais água e que a prefeitura não terá condições de arcar com os custos quando isso acontecer. “A SAEAN foi criada em 2002, em 2016, com 14 anos de existência, o caixa da SAEAN tinha R$1.540.000,00. Essa quantia não é suficiente para fazer uma estação de tratamento, não é suficiente para sanar os problemas de água que vamos ter no futuro, entendo que ela não terá estrutura necessária para suprir a questão de perdas de águas que acontecem no município de Artur Nogueira, e nem ter condições financeiras para investir nesse equipamento que eu sei que é muito caro. Hoje já existe uma cobrança muito forte da Agência Nacional das Águas com relação a este assunto, que o município precisa resolver. Eu respeito todos os funcionários da casa, mas a SAEAN não tem estrutura suficiente para fazer com que no futuro a gente não tenha um problema sério igual ao de alguns anos atrás”.
Líder do Governo na Câmara, Cristiano elogiou a atitude feita pela antiga gestão no Balneário, mas lembrou que futuramente a cidade não terá outros Balneários. “O antigo prefeito foi inteligente em utilizar a lagoa do Balneário, porém nós não temos mais Balneários e não vai ter onde procurar água para resolver esta questão de falta de água. Se fizer ou não a concessão, essas são questões a serem resolvidos, mas se não acontecer a privatização, possivelmente eu não estarei aqui no futuro, mas se lembraram do que eu disse com a falta de água. Acho digno e plausível da sociedade estar fazendo esse trabalho, e todos os vereadores que se empenharam em coletar as assinaturas por terem uma opinião e entender que uma situação aconteça. Respeito tudo isso”, finalizou o vereador.