Parece que a nomeação de Marcos Capelini para Assessor Parlamentar, ganhou mais um capítulo. Após o segundo secretário não ser a favor da nomeação e o vice-presidente da câmara também ser contrário, agora foi a vez do vereador Cristiano da Farmácia (PR).
Na tarde da última quarta-feira (17), o vereador Cristiano da Farmácia (PR), apresentou uma moção que será discutida na sessão da câmara de hoje (22). O documento faz um pedido aos membros da Mesa Diretora para que façam imediatamente a exoneração do assessor parlamentar Marcos Daniel Capelini, que tomou posse do cargo no dia 1º de abril.
Para o parlamentar, a decisão de nomear Capelini como assessor foi errada e equivocada. A nomeação no início do mês, foi assinado pelo primeiro secretário Rodrigo de Faveri (PTB) e o presidente da câmara Beto Baiano (PRP). “De acordo com os artigos 14 e 21 do regimento interno desta Casa, a nomeação somente poderia ter sido concretizada com o número de três dos quatro membros da mesa, ou seja, por maioria dos seus membros”, explica o edil na moção enviada.
Cristiano também questiona que o novo assessor não terá tempo para trabalhar em seu cargo, já que exerce a profissão de advogado. “No meu entendimento, o nomeado, não terá tempo para ficar à disposição dos doze vereadores, pelo fato do doutor ser um Advogado em exercício e por possuir um escritório de contabilidade”.
O vereador questiona que os mesmos vereadores que contrataram Marcos, dispensaram Audipan, que fazia um trabalho bom dentro da câmara. ““Trocaram uma empresa séria por alguém que financeiramente é mais caro à sociedade nogueirense e às alegações afirmadas em sessões passadas que, com o dinheiro economizado com a dispensa da empresa, daria para comprar muito medicamento e isso não passou de um mero ato politiqueiro”.
A equipe do Correio Nogueirense entrou em contato com Rodrigo de Faveri (PTB), ele comenta sobre a moção de apelo do Cristiano da Farmácia, “Vereador Cristiano como que em um milagre começou a enxergar gastos desnecessários? As escamas dos olhos na contratação da empresa de assessoria ano passado e das empresas de assessoria contratadas pela prefeitura caíram? ”.
O vereador concluiu dizendo que a contratação do Doutor tem sido de bom proveito. “Para mim o Marcos tem sido de excelente proveito, principalmente nas análises de respostas de requerimentos”.
O presidente da câmara, Beto Baiano (PR), também respondeu nossa equipe e falou sobre esperar a moção passar na próxima sessão. “Vamos esperar passar no plenário primeiro e depois vamos ver o que pode acontecer”.
Beto Baiano falou que a moção é um direito do vereador e que em 2011, o vereador votou para a aprovava da criação do cargo de assessor parlamentar. “A moção do vereador Cristiano é um direito dele, vamos esperar na segunda-feira o que pode acontecer no plenário. Só quero lembrar para a população, que em 2011 o próprio vereador votou para a aprovação da criação do cargo de assessor parlamentar”, finalizou.