Pesquisar
Close this search box.

Vereador pede mais valorização aos professores de todo o Brasil

"Gostaria de parabenizar a todos os professores na pessoa do Professor Adalberto, que muito me honra poder sentar ao seu lado aqui na Câmara e que faz um excelente trabalho", disse Lucas Sia.

Por: Correio Nogueirense
15/10/2019

“Essa terça-feira é um dia muito especial, é dia dos professores, como foi dito pelo professor Adalberto. Gostaria de parabenizar a todos os professores na pessoa do Professor Adalberto, que muito me honra poder sentar ao seu lado aqui na Câmara e que faz um excelente trabalho. Que a sociedade por um todo tenha um pouco mais de conscientização em relação a importância do professor, em todas as áreas independentes de onde existe a atuação, a importância desse país só vai mudar com educação. Até quando algumas pessoas questionam questões políticas, são exatamente por isso, quando temos um país bem-educado, que existe um acompanhamento na educação desde a base até o ensino superior, com certeza a gente consegue elaborar pessoas mais conscientes que realizam trabalhos em uma sociedade melhor para um coletivo”, declarou Lucas Sia.

Para finalizar sua homenagem, Lucas fala da importância da educação do professor em uma sociedade. “Tenho certeza que aqui na Câmara, como em outras Câmaras pelo Brasil, onde o professor atua no âmbito municipal, estadual e federal, concordam que quando o professor for valorizado nesse país como políticos que possuem tantos benefícios. Essa é a nossa diferença de país do primeiro mundo, os professores lá fora são muito mais valorizados do que aqui, muito mais valorizados que políticos que são tratados como beldades e eles só deveriam prestar um serviço para a população. Precisamos ter uma sociedade com mais educação e mais respeito. Todo dia deveria ser o dia do professor, que tanto luta e trabalha. Para que possamos manter uma educação nesse país, precisamos fazer uma reflexão em relação onde devem ser feitos os investimentos neste país, que com certeza devem ser maiores no âmbito educacional. Tenho certeza que desta forma evitaremos diversos problemas em outras áreas, como segurança pública”, finalizou.

Você sabe a origem do Dia do Professor? 

Dia 15 de outubro comemora-se o Dia do Professor, em todo o Brasil. Mas você sabe qual o motivo da comemoração nesta data específica? A resposta vem do Brasil Imperial.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava basicamente da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até sobre como os professores deveriam ser contratados.

A primeira contribuição da Lei de 15 de outubro de 1827 foi a de determinar, no seu artigo 1º, que as Escolas de Primeiras Letras (hoje, ensino fundamental) deveriam ensinar, para os meninos, a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de geometria prática. Às meninas, sem qualquer embasamento pedagógico, estavam excluídas as noções de geometria. Aprenderiam, sim, as prendas (costurar, bordar, cozinhar etc) para a economia doméstica.

Cento e vinte anos depois do decreto, em 1947, um professor paulista teve a ideia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro, em referência ao decreto de D. Pedro I.

A ideia surgiu porque o período letivo do segundo semestre escolar era muito longo, ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo o período. Cansados, literalmente, um pequeno grupo de quatro educadores, liderados por Samuel Becker, teve a ideia de organizar um dia de folga, para amenizar a estafa. O dia também serviria como uma data para se analisar os rumos do restante do ano letivo.
Foi então que o professor Becker sugeriu que esse encontro acontecesse no dia 15 de outubro. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça de professores e alunos, que levavam doces de casa, para uma pequena confraternização.

O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase “Professor é profissão. Educador é missão”. A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.

O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Comentários

Veja também