O vereador Miltinho Turmeiro (Solidariedade) encaminhou pedido ao Executivo Municipal, para a colocação de um fraldário no Pronto-Socorro Municipal.
Segundo o Edil, o pedido se faz necessário, tendo em vista a grande quantidade de mães com bebês que frequentam o PS municipal. “A colocação de um fraldário no local irá trazer maior conforto para essas mães que, muitas vezes, precisam fazer a troca de fraldas de seus bebês enquanto aguardam por atendimento”, destaca Miltinho.
Conforme a pasta, cerca de 96% das pessoas que têm procurado atendimento nos últimos dias no Pronto-Socorro estão classificados como NÃO URGENTE, e poderiam ser atendidos nas unidades de saúde, para maior resolutividade. Nas unidades, o paciente recebe atendimento médico e é encaminhado para a Farmácia Municipal, que também tem funcionado nesse final de ano.
De acordo com a secretaria de Saúde, muitos pacientes estão vindo até o PS com sintomas gripais na expectativa de realizar exame da covid-19 ou da nova influenza H2N3. Há ainda pacientes aguardando do lado de fora e outros aglomerados com acompanhantes dentro do pronto-socorro, podendo agravar situação de pacientes que ali estão em situações vulneráveis.
“Pedimos a compreensão de todos para compartilhar a informação de que é importante avaliar se o que você está sentindo é uma demanda de urgência ou emergência para escolher entre o atendimento do pronto-socorro do Hospital Municipal ou de um PSF”, destacou a secretaria.