Pesquisar
Close this search box.

Vereadores de Artur Nogueira querem implantar Lei Lucas na cidade

Por: Correio Nogueirense
26/02/2018

Luiz Rodrigo de Faveri, Lucas Sia, Davi da Rádio e Adalberto di Labio, vereadores de Artur Nogueira, desejam instituir na cidade a Lei Lucas que coloca como obrigatório o curso de primeiros socorros aos funcionários que têm contato direto com crianças de creches e escolas da rede pública municipal e particulares do município.

Segundo o projeto de lei os cursos devem ser ministrados preferencialmente pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros ou por voluntários especializados. As escolas e creches deverão ter kits de primeiros socorros.

Para os vereadores essa medida se faz necessária em razão dos constantes casos de acidentes envolvendo crianças, onde o atendimento prévio pode fazer a diferença em uma situação dessas. No projeto ainda foi citado o caso que ocorreu em 2015, em Artur Nogueira, em que um bebê de 6 meses morreu engasgado.

A Lei Lucas já foi aprovada em diversas cidades e a campanha nas redes sociais com o nome de Vai Lucas tem ganhado forças. Lucas, um garoto de 10 anos, estudava em Campinas e em 29 de setembro do ano passado foi para Cordeirópolis em um passeio pelo colégio. Durante uma refeição, Lucas se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro-quente. O menino chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e levado para hospital, mas morreu dois dias depois. Para a família os primeiros socorros teriam feito toda diferença.

A LEI LUCAS prevê que o ensino de primeiros socorros seja matéria incluída na grade curricular dos alunos e torna indispensável que escolas, creches, berçários públicos e particulares, além de locais de recreação infantil proporcionem a capacitação de seus funcionários em prestação de primeiros socorros.

Comentários

Veja também