Na segunda-feira (20) durante a última sessão da câmara dos vereadores, Lucas Sia (PSD) e Rodrigo de Faveri (PTB) falaram sobre a PEC 376, que está correndo pela câmara dos Deputados em Brasília.
A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 376 de autoria do deputado Ernandes Amorim (PR) que prorroga por dois anos os mandatos de vereadores e prefeitos, e alinha todas as eleições em 2022. Pela PEC, em 2022 as eleições escolheriam desde vereador, prefeitos, deputados, governadores e presidente da República. Relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, Valtenir Pereira (MDB), emitiu parecer favorável à PEC 376.
Lucas Sia falou sobre o assunto e se diz contrário à PEC, mesmo que o mandato dele esteja incluído. “Foi aprovado recentemente na CCJ a PEC 376, que aumenta em dois anos o mandato de vereador e prefeitos para alinhar com as eleições de presidente e governador. Sou contrário mesmo que meu mandato esteja no meio, sou a favor da democracia, que seja feito na próxima eleição quando a população tenha noção em quem ela vai estar colocando no poder e sabendo que são para 6 anos. Do jeito que anda nosso executivo não tem como, ainda mais com os questionamentos que o executivo vem sofrendo”.
Rodrigo de Faveri também comentou sobre a PEC e falou sobre seu posicionamento. “Vou na mesma linha do Lucas (Sia), sou contrário a essa PEC 376, sou a favor da democracia e defendo que aconteça uma alternância de poder”.