Pesquisar
Close this search box.

Vereadores pedem abertura de CPI para investigar a SAEAN

Após a falta de água na cidade nos últimos dias, vereadores querem respostas da autarquia. Requerimento que pede a instalação da comissão foi protocolado com 4 assinaturas.

Por: Correio Nogueirense
01/11/2019

O requerimento que pede a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Serviço de Água e Esgoto (SAEAN) de Artur Nogueira estará na pauta desta terça-feira (05) da Câmara Municipal. A sessão começa às 19h30.

O pedido foi protocolado com assinatura dos vereadores Davi Fernandes (DEM), Lucas Sia (PSD), Adalberto Di Lábio (PSDB) e José Pedro de Jesus Paes (PSD) na tarde desta quinta-feira (31).

A proposta é apurar problemas nos serviços prestados pela SAEAN. O requerimento pede explicação sobre as sucessivas faltas de água na cidade em dias estes que sucederam a publicação do Edital de Concessão da Autarquia; verificação do Edital de Licitação, bem como se todos os estudos de viabilidade da Concessão foram realizados; verificação e investigação se toda a estrutura da Autarquia com maquinários e equipamentos encontram-se devidamente descritos e avaliados no processo licitatório e verificação de todos os recebimentos mensais das taxas, bem como se estão sendo corretamente aplicados os termos para recebimento dos valores.

Se aprovada, será aberta uma comissão com 3 vereadores, que terá o prazo de 90 dias para apurar e apresentar o relatório. O relatório volta para o plenário para ser votado e decidido.

Após ser protocolado este Requerimento, o vereador Davi Fernandes falou com exclusividade com o Correio Nogueirense para destacar a falta de água que tem acontecido em boa parte do município de Artur Nogueira.

“Causa-me muita estranheza o momento que isso está acontecendo, já que na câmara municipal tramita um Projeto de Iniciativa Popular revogando uma lei e também quando existe um poder executivo que a todo custo está tentando fazer a concessão da SAEAN. Falta de água, de uma hora para outros vários bairros da cidade ficando sem água, a prefeitura alega falta de energia, a Elektro diz que a energia foi restabelecida e prefeito grava um vídeo dizendo que a Elektro está mentindo. Em quem acreditar? E quem está pagando por isso? Você, eu e a população de Artur Nogueira que está sem água”.

Para procurar respostas sobre a estranha falta de água, Davi Fernandes explicou o que a câmara dos vereadores vai fazer em relação à SAEAN para saber mais sobre o problema. “Diante disso, o poder legislativo não pode ser omisso, por isso estou propondo e tenho o apoio de outros vereadores para abrir uma CPI na SAEAN. Não é para investigar os funcionários que trabalham nas ruas, os funcionários que estão se dedicando, mas para investigar os administradores da SAEAN, que são aqueles nomeados exclusivamente pelo prefeito. Alguma coisa estranha está acontecendo e nós estamos protocolando na câmara municipal uma CPI, porque vamos investigar, queremos documentos, vamos até onde pudermos, porque a população não pode pagar por um erro administrativo ou por capricho de um prefeito que quer colocar o povo contra uma autarquia para justificar uma concessão”.

A próxima sessão da Câmara Municipal acontece na terça-feira (05) a partir das 19h30, e conta com a presença de todos os munícipes.

Comentários

Veja também