Pesquisar
Close this search box.

Vereadores questionam prefeitura para saber quantas vagas ainda restam no cemitério municipal

Requerimento ainda questiona se a prefeitura tem algum planejamento para a compra de alguma área para a construção de um novo cemitério sem que envolva o parque Ida Sia.

Por: Correio Nogueirense
19/06/2019

Na noite da última segunda-feira (17), ocorreu a última sessão da câmara deste primeiro semestre e nela foi enviado o requerimento 029/2019, no qual cobra, informações do executivo de quantas vagas ainda restam no cemitério do município. O requerimento foi feito por Davi da Rádio (DEM), Lucas Sia (PSD), Rodrigo de Faveri (PTB) e Beto Baiano (PRP).

Foto: Bruno Custódio/Correio Nogueirense

Alguns dos vereadores que criaram o requerimento, usaram a fala livre para poder falar sobre a situação do local e cobraram uma atitude nova do prefeito. “Ano passado a prefeitura apresentou um projeto de expansão do cemitério, que seria no bairro da Ida Sia e na ocasião, nós fomos ao contrário por alguns motivos, um deles se trata de uma área verde. Um ano se passou e gostaríamos de saber quais as medidas estão sendo tomadas pelo executivo, quais alternativas que ele tem buscado já que nada vem sendo noticiado em relação a isso”, declarou Davi da Rádio(DEM), que ainda deixou claro que o prefeito esteja deixando acabar as vagas no cemitério para dizer que a culpa é dos vereadores por não ter aceitado o projeto de expansão.

O projeto de expansão citado pelo vereador, foi enviado para a câmara em maio do ano passado e solicitava a área situada no Parque Residencial Ida Sia, onde possui áreas verdes de uso comum para a ampliação de espaço do Cemitério da cidade.

Foto: Bruno Custódio/Correio Nogueirense

Líder do governo na câmara, Cristiano da Farmácia (PR) falou sobre a tentativa da prefeitura de achar uma solução para a compra de um terreno para um novo cemitério. “A prefeitura vem tentando encontrar uma saída que seja possível, uma vez que não temos dinheiro para comprar uma grande área e mesmo que acontecesse o cemitério não pode ser liberado em 30 dias, iria demorar de um a dois anos para conseguir todas as liberações e não temos esse prazo. Precisamos de uma saída emergencial e a prefeitura está trabalhando para que a nossa população tenha um lugar para descansar em paz dentro do nosso município”.

Foto: Bruno Custódio/Correio Nogueirense

Professor Adalberto (PSDB) deixou claro que espera do executivo que o Parque Ida Sia não esteja envolvido num futuro projeto para o cemitério. “Conversei com um funcionário e ele me revelou que existe um pré-estudo de túmulos que não estão sendo utilizados, há muito tempo sem ser visitados ou reparados e a gente já sabe que existe uma preocupação. Espero que venha para essa casa uma PL que corrija esses problemas, só espero que neste projeto não envolva o Ida Sia, por favor, senhor prefeito, não envolva aquela área”.

Foto: Bruno Custódio/Correio Nogueirense

Um dos autores do requerimento, Lucas Sia (PSD) falou rapidamente sobre o assunto. “A gente precisa resolver isso, precisamos de respostas em relação a isso para que o tempo não continue passando e que providências sejam tomadas. Já se passaram três anos, um estudo já poderia ter sido feito e um cemitério adequado para as pessoas sem ter o risco de faltarem as vagas”.

Comentários

Veja também