Pesquisar
Close this search box.

Vereadores rebatem as críticas recebidas sobre a não ampliação do cemitério de Artur Nogueira criticando a atual gestão

Davi Fernandes (DEM), professor Adalberto (PSDB) e Lucas Sia (PSD) criticam o prefeito pela falta de planejamento para solucionar o problema no cemitério da cidade que não tem mais lugar para enterrar seus entes queridos.

Por: Correio Nogueirense
23/04/2019

Durante a sessão na noite de ontem (22), o tema sobre a não ampliação do cemitério de Artur Nogueira e a rejeição do projeto de lei que pedia ampliação daquela área voltou a ser discutido entre os vereadores do município. Os vereadores rebateram as criticas recebidas durante o passeio ciclístico ocorrido na manhã do último domingo (21).

Durante a sua fala livre o professor Adalberto (PSDB), falou sobre um ocorrido durante o passeio ciclístico que aconteceu no último final de semana. Ele falou sobre um funcionário que trabalhou no evento e que ficou criticando os vereadores por não terem aprovado a ampliação do cemitério e que a culpa por estar sem lugar para enterrar as pessoas era dos vereadores.

“Durante o passeio que teve neste final de semana, um motorista que estava trabalhando no evento ficou espalhando por aí que existem pessoas que estão atrapalhando que o cemitério seja ampliado e a única pessoa que atrapalha a ampliação do cemitério é o prefeito”, falou o vereador Adalberto.

O edil lembrou que está se cogitando desde 2009 a ampliação da área e que desde aquela época outros já passaram e que nada foi feito. “Quando começou a ser cogitado em 2009, outros já passaram pelo poder, não fizeram nada e o que está no momento também não fez, a não ser que ele já comprou a área e não nos avisou”.

O vereador finalizou dizendo sobre não ter vaga para enterrar as pessoas, que a culpa é da péssima administração e que a câmara não tem culpa por ter votado contra a ampliação já que o local que seria usado é uma área verde. O professor finalizou dizendo que se o projeto voltasse hoje para a câmara, ele poderia ser o único, mas que votaria contra novamente.

Outro a falar sobre o assunto foi Lucas Sia (PSD), ele também comentou sobre o ocorrido no evento e explicou o porquê também votou contra a ampliação. “Esse projeto de ampliação veio para votação há mais ou menos um ano, eles querem resolver o problema por um curto período e esse cemitério existe a mais de cem anos. Para mim mais uma vez isso é falta de planejamento, ele quer resolver o problema usando uma área verde, que vai ter um alto custo e vai resolver o problema no máximo por quatro anos porque a área é pequena”.

Lucas Sia voltou a falar sobre falta de planejamento e cobrou o prefeito para que arrume uma nova solução para esse problema no cemitério. “O prefeito está no seu terceiro ano de mandato e até agora não se fez nada depois da rejeição do projeto que já tem um ano. Então pega seus secretários, procure uma nova área, compre o terreno e solucione o problema por mais cem anos, esse é um problema sério, onde vamos enterrar nossos entes queridos? ”.

O edil terminou dizendo sobre as denúncias que os vereadores receberam, na qual foi usado o evento de comemoração ao aniversário da cidade, para colocar funcionários falando mal do trabalho da Câmara e tentarem colocar a população contra os vereadores que estão defendendo o direito do povo.

Davi Fernandes (DEM) foi o último a falar sobre o assunto, ele primeiro disse que esse problema que está acontecendo sobre a contratação do Marcos Capelini é a melhor coisa para o prefeito, já que com essas discussões o mau trabalho feito por ele não está sendo discutido. “Ele está adorando as discussões que acontece aqui na câmara, por que aí o foco do mau trabalho dele está sendo desviado, várias coisas que estão sendo mal feitas como transporte público e saúde pública não está sendo falado aqui porque estamos discutindo outras coisas”.

O vereador continua, fala sobre o problema do cemitério e critica alguns funcionários da prefeitura que estão falando mal dos vereadores. “Tem pessoas que estão trabalhando na prefeitura e que estão usando a máquina pública para jogar a culpa da irresponsabilidade de um prefeito na Câmara Municipal, como foi dito aqui pelos meus colegas, desde que o projeto foi rejeitado na câmara o que o senhor fez para solucionar o problema”.

Davi finaliza criticando o prefeito sobre o local de ampliação para o cemitério e que ele só saber ver sobre expansão urbana. “O senhor só sabe vê Ida Sia para ampliar o cemitério, mas na hora que fala de expansão urbana o senhor conhece muito bem a cidade, mas para aumentar o cemitério só existe o Ida Sia e a culpa por não ter onde enterrar mais as pessoas na cidade é dos vereadores que rejeitaram o projeto de lei e não do senhor pelo mau trabalho”.

O cemitério de Artur Nogueira vem passando há algum tempo por dificuldades de vagas para poder realizar sepultamentos, com isso o prefeito Ivan Vicensotti (PSB), enviou um projeto de lei ano passado na qual pedia a ampliação da área. Esse projeto foi rejeitado na Câmara e os vereadores acham até hoje que a melhor ideia é comprar um terreno para se fazer um novo cemitério. O problema disso tudo são que as famílias estão passando por dificuldades para enterrar seus entes e a culpa está sendo empurrada do executivo para o legislativo e vice versa.

O local de ampliação seria a área verde Ida Sia, na qual é uma praça pública que as pessoas usam para fazer piqueniques com a família ou usam para realizar exercícios. A população não é a favor do uso dessa área para a ampliação do cemitério e também acham que uma nova área maior seria a melhor escolha.

 

Comentários

Veja também