Pesquisar
Close this search box.

Vice-governador anuncia início das obras de recuperação de barragem em Artur Nogueira

A intervenção deve durar seis meses e prevê recuperação da estrutura, implantação de um dissipador de energia no vertedouro e controle de erosão na saída do canal que liga o descarregador de fundo e o vertedouro ao rio.

Por: Correio Nogueirense
01/02/2022

O vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) assinou autorização para início de obras no maciço da barragem Mateus Mariano Cotrins, principal responsável pelo abastecimento de água em Artur Nogueira. A assinatura aconteceu durante a cerimônia de inauguração do Poupatempo, na tarde desta sexta-feira (28).

A barragem apresenta vários pontos de erosão e infiltração de água no maciço. A intervenção deve durar seis meses e prevê recuperação da estrutura, implantação de um dissipador de energia no vertedouro e controle de erosão na saída do canal que liga o descarregador de fundo e o vertedouro ao rio.

Em 2021, o governador João Dória (PSDB) havia anunciado a abertura de crédito suplementar ao Orçamento Fiscal no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para a elaboração do projeto e execução de reparos na represa. No mesmo ano, o prefeito Lucas Sia (PSD) esteve junto ao governador para a assinatura do autorizo que celebra o convênio de R$5.477.133,00 para projeto e reparação do local.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Artur Nogueira

“Essas obras são de extrema importância para o município, visto que o sistema de captação de água da represa é responsável por atender a demanda de 70% da população de Artur Nogueira. Agradeço todo o empenho do governador João Dória e do vice Rodrigo Garcia em atenderem mais essa demanda”, disse.

Gabriela Montoya, presidente do Serviço de Água e Esgoto (Saean) e do PSDB em Artur Nogueira, pontua que a obra será voltada à reforma do Talude que tem caráter emergencial. “Essa primeira é muito importante para o município porque impedirá o rompimento da barragem. Continuaremos na luta para a vinda de novos recursos para que possamos fazer todos os reparos necessários nas duas etapas e manter o abastecimento da cidade para os próximos 10 anos”, afirma.

A presidente da autarquia ainda frisa que, segundo orientações do DAEE, o período mais adequado para as obras é durante a estiagem. Nesse período, há diminuição dos índices pluviométricos que permitirão que os serviços sejam executados com o reservatório em níveis mais baixos. Além de propiciar melhores condições para a movimentação de terra e compactação do maciço.

NEGLIGÊNCIA

O problema do possível rompimento da Barragem do Córrego Cotrins foi detectado após a Prefeitura e o Saean solicitarem o levantamento de todos os contratos e licitações que estavam em andamento nos últimos anos. Durante a averiguação, foi encontrado um processo de recuperação do local e, se tratava de uma obra de caráter emergencial. O local foi condenado por laudos técnicos e apontou para risco de rompimento.

Ao todo, foram resgatados três laudos técnicos, os quais apontavam falhas na estabilidade e segurança da barragem. Diante das condições alarmantes, o prefeito e a presidente do Saean confirmaram que as conclusões dos relatórios são de recuperação imediata.

Lucas Sia e Gabriela Montoya explicam que alguns órgãos foram informados da gravidade da circunstância, como a Casa Militar; o deputado Vanderlei Macris (PSDB), o qual intermediou uma reunião com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente; o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o DAEE.

Comentários

Veja também