Para intensificar as ações contra a dengue, a equipe da Vigilância em Saúde (VISA) de Artur Nogueira tem promovido uma série de orientações para os alunos da Rede Municipal de Ensino.
De forma lúdica e didática, as crianças estão aprendendo sobre os sintomas e as formas de prevenção da doença. “O objetivo é que os alunos repassem as informações para os pais, avós e toda a família, nos ajudando a eliminar mais focos de dengue no município. A conscientização também é uma forma de combate”, ressalta a responsável técnica pela equipe de enfermagem da VISA, Milena Sia Perin.
Até o final do cronograma, nove escolas municipais receberão os agentes.
AÇÕES DE COMBATE CONSTANTES
Além do carro fumacê contra dengue, a VISA realiza o mutirões nos bairros de forma frequente, e exclusivamente aos sábados, para garantir que mais pessoas estejam em casa para receber as equipes.
A VISA pede para que a população colabore com a ação, liberando a vistoria de casas e estabelecimentos pelos agentes devidamente identificados. O próximo mutirão será divulgado em breve pelos canais oficiais da Prefeitura.
SINTOMAS E PREVENÇÃO
Os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.
A orientação é para que a população procure a unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.
A prevenção é a melhor forma de combater a doença. Evitar água parada, esvaziar garrafas, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água são algumas iniciativas básicas para evitar a proliferação do vetor.
Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor coloca os seus ovos.