Pesquisar
Close this search box.

Voluntariado é a nova chance de sucesso no mercado de Trabalho

Mesmo não tendo experiência para colocar em seu Currículo, o trabalho voluntário pode ser um diferencial muito bem visto pelo entrevistador.

Por: Correio Nogueirense
20/07/2018

O trabalho voluntário, como o próprio nome diz, é um trabalho sem remuneração, onde o voluntariado dedica seu talento e tempo para ajudar outras pessoas. Para quem tem dúvidas, é uma ação que não necessita de um determinado grau de escolaridade ou idade, o que importa é ter boa vontade e dedicação.

Atualmente o mundo vive uma revolução, mesmo que para alguns essa mudança ainda é pequena, mas comparada há tempos atrás, o voluntariado vem tomando espaço não só pelas instituições religiosas, mas também governamentais. Classes sociais, etnias ou qualquer outra atribuição imposta sobre a sociedade, não faz distinção do coração ajudador, o que verdadeiramente importa é o sentimento de servir.

O trabalho voluntário não ajuda apenas os que necessitam, mas também quem se prontifica a ajudar. O crescimento pessoal do mesmo permite aos voluntários adquirir novas competências pessoais e profissionais, tão exigidas atualmente pela crescente concorrência no mercado de trabalho, conduzindo assim para a necessidade de profissionais mais qualificados e talentosos.
http://www.ebc.com.br/cidadania/2015/09/emprego-saiba-como-o-trabalho-voluntario-pode-valorizar-o-seu-curriculo

O voluntariado, além de trazer benefícios pessoais a quem o pratica como a satisfação de estar ajudando o próximo, também pode ser uma ótima experiência de preparação para o mercado de trabalho. De acordo com Prof. Ms. Derson Lopes Jr, ter sido voluntário em alguma iniciativa no terceiro setor é um diferencial e tanto na hora de procurar um emprego. “Existem varias empresas que priorizam no momento da contratação, pessoas que tiveram experiência no voluntariado, graças a diversidades dessas experiências, oportunidades em trabalhar em grupo, liderança em contextos diferentes e envolvimentos culturais”. O Mestre ainda pontua as práticas mais importantes do voluntariado que as empresas se interessam:

-Habilidade de liderança.
-Relacionamento.
-Trabalho em Equipe.
-Adaptação a diferentes culturas.
-Capacidade de negociar atividades.
-Gestão do Próprio tempo.
-Habilidade de trabalhar com orçamento reduzido.
-Captação de fundos.

Comentários

Veja também