Reuters – Um dos vulcões mais ativos da Rússia entrou em erupção no extremo leste da península de Kamchatka nesta terça-feira, lançando uma vasta nuvem de cinzas no céu que sufocou aldeias em montes de poeira vulcânica cinza e desencadeou uma alerta de aviação.
O vulcão Shiveluch entrou em erupção logo após a meia-noite e atingiu um pico cerca de seis horas depois, expelindo uma nuvem de cinzas sobre uma área de 108.000 quilômetros quadrados (41.700 milhas quadradas), de acordo com o Ramo Kamchatka da Pesquisa Geofísica da Academia Russa de Ciências.
Fluxos de lava caíram do vulcão, derretendo a neve e provocando um alerta de fluxos de lama ao longo de uma rodovia próxima, enquanto as aldeias foram cobertas por montes de cinzas de até 8,5 centímetros (3,5 polegadas), o mais profundo em 60 anos.
As imagens mostraram a nuvem ondulando sobre as florestas e rios do extremo oriente e das aldeias cobertas de cinzas.
“As cinzas atingiram 20 quilômetros de altura, a nuvem de cinzas se moveu para o oeste e houve uma queda muito forte de cinzas nas aldeias próximas”, disse Danila Chebrov, diretor da filial de Kamchatka do Geophysical Survey.
“O vulcão estava se preparando para isso há pelo menos um ano… e o processo continua, embora tenha se acalmado um pouco agora”, disse Chebrov.
Cerca de 24 horas depois que o vulcão começou a entrar em erupção, um terremoto de magnitude 5,8 atingiu a costa de Kamchatka, disse a pesquisa geológica. Cientistas russos disseram que o terremoto foi um tremor secundário de um terremoto de 3 de abril.
Cerca de 300.000 pessoas vivem na vasta península de Kamchatka, na Rússia, que se projeta para o Oceano Pacífico a nordeste do Japão.
O vulcão, um dos maiores e mais ativos de Kamchatka, provavelmente se acalmará agora, disse Chebrov, embora tenha alertado que outras grandes nuvens de cinzas não podem ser excluídas. Chebrov disse que os fluxos de lava não devem atingir as aldeias locais.
Não houve relatos imediatos de vítimas, embora os cientistas tenham dito que o vulcão ainda estava em erupção 15 horas após o início da erupção.
PINTAS DE CINZAS
A Equipe de Resposta a Erupções Vulcânicas de Kamchatka (KVERT) emitiu um aviso vermelho para a aviação, dizendo que “a atividade em andamento pode afetar aeronaves internacionais e voando baixo”.
Algumas escolas na península, cerca de 6.800 km a leste de Moscou, foram fechadas e os moradores receberam ordens de permanecer em casa, disse o chefe da região municipal de Ust-Kamchatsky, Oleg Bondarenko, em um post no Telegram.
“Porque o que acabei de ver aqui com meus próprios olhos, será impossível para as crianças irem à escola e, em geral, a presença de crianças aqui é questionável”, disse Bondarenko.
Ele disse que a energia elétrica dos moradores foi restabelecida e a água potável está sendo fornecida.
Shiveluch teve cerca de 60 erupções substanciais nos últimos 10.000 anos, sendo a última grande em 2007.
Tem duas partes principais, a menor das quais – Young Shiveluch – os cientistas relataram estar extremamente ativos nos últimos meses, com um pico de 2.800 metros (9.186 pés) que se projeta do Old Shiveluch de 3.283 metros de altura.