Pesquisar
Close this search box.

Xi da China pede maior inovação em meio a restrições tecnológicas dos EUA

Por: Correio Nogueirense
07/07/2023
Foto: REUTERS/Florence Lo/Pool

Reuters – O presidente da China, Xi Jinping, em uma visita de inspeção a uma importante província industrial, renovou seu apelo por maior inovação e autossuficiência tecnológica, enquanto os Estados Unidos intensificam as restrições ao acesso chinês a tecnologias avançadas.

A China deve acelerar as atualizações de tecnologias-chave e produtos essenciais, informou a agência de notícias estatal Xinhua na sexta-feira, citando Xi durante sua visita à zona de fabricação de alta tecnologia de uma empresa na província oriental de Jiangsu.

“Com o rápido desenvolvimento da tecnologia da informação e o surgimento de tecnologias disruptivas a qualquer momento, é necessário manter uma base sólida no caminho da inovação e contribuir para a realização de autossuficiência de alto nível em tecnologia”, disse Xi.

O apelo de Xi para fortalecer a inovação tecnológica ocorre no momento em que as tensões EUA-China sobre semicondutores que começaram com a guerra comercial do governo Trump se intensificam sob a liderança do presidente Joe Biden.

Washington está avaliando novas restrições às vendas de microchips de inteligência artificial, após um amplo conjunto de controles de exportação no ano passado para cortar a China de certos chips semicondutores fabricados em qualquer parte do mundo com equipamentos americanos.

Os Estados Unidos também estão considerando restringir o fluxo de seus investimentos e know-how para empresas chinesas que trabalham com semicondutores avançados, inteligência artificial e computação quântica.

Para proteger o desenvolvimento do setor de tecnologia da China, Xi tem pedido cada vez mais autossuficiência e a necessidade de alcançar avanços científicos, recorrendo até mesmo a empresas estatais para vencer a “batalha” das principais tecnologias essenciais e salvaguardar a segurança industrial da China.

No início desta semana, a China anunciou abruptamente controles de exportação de dois metais amplamente utilizados em semicondutores e veículos elétricos com o objetivo de proteger sua segurança e interesses nacionais, com a mídia estatal chinesa e um consultor de políticas dizendo que era “apenas um começo ”.

Os Estados Unidos estão buscando uma competição saudável com a China com base em regras justas que beneficiem ambos os países, não uma abordagem de “vencedor leva tudo”, disse a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, ao primeiro-ministro chinês, Li Qiang, na sexta-feira em Pequim.

A viagem de Yellen à China acontece semanas depois da visita do secretário de Estado, Antony Blinken, que concordou com Xi que a rivalidade mútua não deveria se transformar em conflito.

Comentários

Veja também