“Solicito a realização de campanha preventiva e orientativa sobre a proliferação de escorpiões no período de agosto e setembro, meses em que se dá a proliferação, com reprodução dos escorpiões e aumenta o veneno desta espécie”.
A declaração foi do líder de governo Sia na Câmara Municipal de Artur Nogueira, Melinho Tagliari (União Brasil), durante sua fala no plenário da Casa de Leis, na última segunda-feira (7). O decano é autor é autor da indicação nº 219/2023, que pede que ao prefeito Lucas e ao Departamento de Epidemiologia e Endemias, que realize campanha preventiva e orientativa de escorpiões no período de agosto e setembro.
“A solicitação se justifica tendo em vista que nesses meses se intensifica a sua proliferação, com aumento da carga de seu veneno. Os escorpiões são artrópodes pertencentes à Classe Arachnida, a mesma das aranhas. Logo, não são insetos, já que não pertencem a Ordem Insecta”.
Também são considerados como animais peçonhentos, sendo sua picada muito dolorida trazendo consequências à saúde humana. “Assim sendo considerando as notícias que estão sendo veiculadas pela imprensa, dando conta deste período mais perigoso dos escorpiões, em especial, de sua reprodução é que reiteramos nossa solicitação, como medida preventiva, protegendo nossa população com informações claras bem como os procedimentos que devam ser implantados em suas residências”, finaliza.
A indicação segue para a análise do Executivo municipal.