Pesquisar
Close this search box.

Papa Francisco diz a Roma para limpar sua situação antes do Ano Santo de 2025

Por: Correio Nogueirense
02/01/2024
Foto: Mídia do Vaticano/Divulgação via REUTERS

Reuters – O Papa Francisco disse neste domingo que a cidade de Roma precisa melhorar seus serviços básicos para residentes e visitantes antes do início do Ano Santo de 2025, que deverá atrair dezenas de milhões de peregrinos.

Francisco fez seus comentários nas tradicionais vésperas de ação de graças de fim de ano do Vaticano, conhecidas como Te Deum, cerca de seis horas antes do início do Ano Novo.

“Estamos trabalhando, cada um à sua maneira, para fazer desta cidade um sinal de esperança para quem aqui vive e para quem a visita?” — perguntou ele em sua homilia na Basílica de São Pedro.

Roberto Gualtieri, o prefeito da cidade que é atormentada por transporte público ineficiente, lixeiras transbordando e congestionamento de trânsito, estava sentado na primeira fila. O papa mais tarde apertou sua mão.

Francis, de 87 anos, disse que a cidade, em particular, precisa de se tornar mais amigável para os idosos e para aqueles com problemas de mobilidade.

Na maioria dos bairros, especialmente fora do centro, os utilizadores de cadeiras de rodas e os idosos têm de contornar carros estacionados nos passeios ou bloqueando rampas de mobilidade, geralmente com impunidade para os seus proprietários.

Francisco disse que a cidade precisa de “decoro simples e funcionalidade normal” porque uma “cidade mais habitável para os seus residentes é também mais acolhedora para todos”.

Roma acolhe um Ano Santo, também conhecido como Ano Jubilar, pelo menos a cada 25 anos. Os peregrinos migram para a cidade para orar em seus muitos locais sagrados e receber bênçãos especiais.

O notório trânsito da cidade piorou ainda mais recentemente devido aos locais de construção em preparação para o Ano Santo de 2025, incluindo passagens subterrâneas rodoviárias e extensões atrasadas do seu pequeno sistema de metro.

Comentários

Veja também