A Comissão Processante realizou nesta quarta-feira (26) a primeira rodada de oitivas que apura pedido de cassação contra o vereador Zé da Elétrica (DC), nesta manhã, foram ouvidos os primeiros depoimentos de testemunhas, que responderam a questionamentos dos vereadores que compõem a Comissão e do advogado de defesa, Dr. Eduardo Vallim.
A primeira pessoa a ser ouvida foi Matheus Henrique Pereira Pardinho, rapaz que gravou o áudio. Foram ouvidos também Anderson Soares, William Santos e Rodrigo Baço.
A Comissão não conseguiu entrar em contato com as testemunhas Jurandir Rodrigues, Adão Cilco dos Santos, Ronaldo Fernando Oliveira e Leonardo de Souza Rocha e fará um novo chamamento.
Fazem parte da Comissão os vereadores Reinaldo Amélio Tagliari, Melinho Tagliari (PL), eleito presidente da Comissão Processante. Luiz Fernando Dias, Nando do Gás (PSDB), escolhido como relator, e José Pedro Paes (PSD) completam o grupo.
A Comissão Processante (CP) é uma comissão temporária prevista na Lei Orgânica e no Regimento Interno da Câmara e do decreto da lei federal n° 201/67, para apurar irregularidades sobre fato determinado e que seja de competência municipal. Ela tem poderes de investigação próprios das autoridades judiciais e deve ser composta por sorteio entre os desimpedidos.