Mais da metade das cidades brasileiras não possuem plano de gestão de riscos

A pesquisa feita pelo IBGE foi divulgada no ultimo mês.

Por: Correio Nogueirense
29/08/2018

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade dos municípios brasileiros não tem gestão de riscos em casos de desastres naturais. A pesquisa foi divulgada em Julho deste ano.

Com 5.570 cidades existentes no Brasil, 59,4% delas não contavam com instrumentos de planejamento e gerenciamento de riscos em 2017. Somente 25% dos municípios tinham Plano Diretor contemplando prevenção de enchentes e enxurradas e 23% declararam ter Lei de Uso e Ocupação do Solo prevendo essas situações.

De acordo com o Perfil dos Municípios Brasileiros (Munic) de 2017, divulgados no último mês, a proporção de cidades afetadas por desastres naturais é mais alta nas áreas urbanas do que nas demais áreas, devido a construção de moradias, rodovias, entre outras obras que podem interferir na drenagem da água das chuvas e nos processos erosivos.

As secas foram o tipo de catástrofe que afetou 48,6% dos municípios brasileiros, o maior número entre eles, em seguida está os alagamentos com 31% e as enchentes e enxurradas, 27%. A região do Nordeste é a mais atingida em todo o país.

Comentários

Veja também