Hoje (10 de outubro) é comemorado em todo o mundo o Dia Internacional da Saúde Mental. A data foi instituída em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental e busca chamar atenção pública para o assunto, que ainda é um tabu na sociedade.
O tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde para celebrar o momento é “Os jovens e a saúde mental em um mundo em transformação”. O objetivo do tema é chamar atenção para o reconhecimento da causa do sofrimento por problemas mentais, promovendo a saúde mental em adolescentes e jovens adultos, trazendo benefícios em curto e longo prazo para eles e para sociedade.
Segundo o Ministério da Saúde, o bullying nas escolas, trabalho e em universidades tem desencadeado em muitos jovens algum tipo de transtorno mental.
A prevenção dos transtornos começa pelo conhecimento e compreensão dos primeiros sinais e sintomas que alertam para uma doença mental. Pais e professores podem ajudar a criar em crianças e adolescentes habilidades que os ajudem a enfrentar os desafios que serão encontrados todos os dias em casa e na escola.