Para quem tem filhos pequenos em casa, sabe o quão difícil é fazer as crianças não se dedicarem apenas às televisões e aos celulares nestes tempos de quarentena provocada pelo coronavírus Covid-19).
Com pais e filhos juntos em casa, é preciso muito jogo de cintura para contornar a situação, inclusive para que as crianças não percam o ritmo que vinham ganhando com a escola.
Uma das saídas para isso é organizar uma rotina com atividades pensadas para que o ato de ficar em casa impacte o menos possível na vida do pequeno.
É muito importante estabelecer uma rotina, mas nada muito rígido, já que o isolamento social já é difícil por si só. O objetivo é que a organização do dia a dia do pequeno o ajude a entender que o período não é de férias e algumas regras precisam ser seguidas.
Inspire-se na rotina que já existia – como os horários de acordar, almoçar, tomar banho e de dormir. Mas com todo mundo em casa, fica mais difícil colocar isso prática. Por isso, a melhor saída nessa situação é os pais adaptarem o que for preciso para o mais próximo que os filhos estão acostumados.
Envolva as crianças nas decisões – Além de seguir o que a criança está acostumada, vale também perguntar a ela o que gostaria de fazer naquele dia. Isso é importante para incentivar a autonomia dos pequenos. Entretanto, é importante que haja atenção dos pais para sempre trazer os filhos para a realidade.
A organização com as crianças é diária – Diferente dos adultos que conseguem planejar a semana inteira antes dela acontecer, com as crianças o ritmo é diferente. As crianças não têm a mesma noção de tempo dos adultos. Isso significa que os pais precisam conversar com os filhos diariamente para lembrá-los do que acontecerá amanhã.
Essa organização é importante para contornar a ansiedade dos dois grupos, além de trazer a sensação de que o dever está sendo cumprido a partir do momento que as tarefas começarem a serem sinalizadas como feitas.
Faça intervalo entre as atividades – Assim como a noção de tempo e espaço é diferente para as crianças, a capacidade delas se manterem concentradas também. Dificilmente elas ficaram entretidas em uma mesma atividade por mais uma hora e meia, no máximo duas. Por isso, a idéia é intercalar pequenas movimentações ao longo de uma mesma tarefa.
Organize um dia diferente para distrair a família – Ainda que seja importante manter a criança dentro do que ela está acostumada, estar em casa por tantos dias também pode ser cansativo para ela.
Ainda que se mantenha um planejamento na casa, é algo muito diferente para a criança. E quando ela sai da sua rotina habitual, ela tende a sofrer um pouco mais, como estranhar a situação e não se adequar tão bem a essa nova agenda.
Atenção com o uso das telas – Ainda que o momento seja delicado, é preciso que os pais continuem atentos ao uso de telas, como celulares, computadores e tablets. Os adultos não podem abrir mão de conferir o que as crianças estão assistindo e quanto tempo estão gastando em frente aos monitores.
Uma forma saudável de utilizá-los é como auxílio nos momentos de criatividade. Por exemplo, se crianças querem construir um brinquedo, os pais podem assistir com elas um vídeo de como construir tão brinquedo, ou algum assunto que estava sendo abordado nas aulas da escola.
Relembre a criança sobre a escola – Com o controle da pandemia, a tendência é que as atividades da população voltem ao normal e isso inclui as crianças retornarem à escola. Para que o processo de readaptação seja mais leve, é importante lembrá-las constantemente sobre a instituição.
Aconselhamos os pais a explicarem que estão fazendo determinadas atividades por causa da escola, ressaltando que é um lugar legal, e que lá eles poderão rever os amiguinhos. Assim esse processo será mais confortável para os nossos pequenos.