A avaliação psicológica para cirurgia bariátrica tem o objetivo de estabelecer o quanto o paciente está preparado para este procedimento, bem como para todo o processo necessário após a cirurgia, pois a obesidade pode interferir na qualidade de vida, nas questões dos aspectos físicos, emocional e social.
Os aspectos emocionais podem estar envolvidos na causa como nas consequências da obesidade. A compulsão pela comida pode estar associada a vivencias com grande carga emocional que pode afetar tanto o obeso como afeta as pessoas que convivem com este que sofre com a dificuldade em emagrecer. O fato de não comer tudo o que gostaria, ou na quantidade que gostaria pode interferir nos relacionamentos principalmente quando a atividade social inclui almoços ou jantares.
O constrangimento em não poder sentar em qualquer cadeira utilizar espaço que contenham catracas e situações onde aparecem limitações também pode afetar emocionalmente. Muitas vezes o paciente vê-se obrigado a emagrecer diante de tamanho sofrimento e acabar por sobrepor-se à necessidade de melhorar a saúde.
Por tudo isso, é muito importante que ocorra uma boa avaliação psicológica antes da cirurgia bariátrica, e também um acompanhamento psicológico pós cirurgia, para que o paciente se adapte a nova vida, pois terá lidar com várias questões emocionais e reestruturar sua visão em relação a alimentação.
Portanto é muito importante antes da cirurgia o medico cirurgião encaminhar o paciente para essa avaliação psicológica, não apenas para uma consulta e entrevista, mas sim para uma avaliação completa, com entrevistas, testes e muitas vezes com responsáveis próximos desse paciente.
Algumas falas comuns em paciente que ouvimos são:
Não vou fazer avaliação psicológica, porque o psicólogo vai tentar me convencer a não realizar a cirurgia bariátrica.
A pressa em realizar a avaliação o mais rápido possível para poder levar o “papel que o médico solicitou”.
Não aceitar passar por várias sessões, e considerar que já esta preparada emocionalmente para a cirurgia e falar: “Já sei o que quero, o que o psicológico vai dizer já não tem tanta importância, só preciso do laudo”.
Todas essas reações tem que ser trabalhadas e superadas se compreendermos a importância da avaliação.
Na avaliação psicológica para cirurgia bariátrica, o psicólogo, trabalhará no intuito de preparar o paciente para uma etapa importante em sua vida, muitas vezes a expectativa irreal de após cirurgia bariátrica o paciente no dia seguinte já ter o “corpo dos sonhos”, acaba muitas vezes frustrando esse paciente, por essas e outras a importância do psicólogo nessa nova rotina, para orientar e preparar esse paciente.