Com parceria público-privada, piano usado para compor hino de Artur Nogueira é restaurado

Instrumento está sob custódia da Prefeitura; Restauração foi doada por empresária do município.

Por: Correio Nogueirense
28/06/2021
Foto: Divulgação/Prefeitura de Artur Nogueira

O histórico piano que compôs o hino de Artur Nogueira foi restaurado depois de ter sofrido desgastes durante os últimos anos. O instrumento foi adquirido pela professora Apparecida Alves da Silva Posi (Dona Cidinha) e o marido dela Rene Marcos Posi assim que se casaram. Após anos de uso, devido ao amor pela música, a família decidiu doar o piano à Prefeitura nogueirense. O objetivo era levar para as futuras gerações a apreciação como uma importante parte da história do município.

Diante da relevância do piano e dos primeiros donos dele, a Secretaria de Cultura e Turismo percebeu a necessidade e apoiou a restauração do mesmo. A recuperação foi doada pela artista Célia Thomé, proprietária da loja de decoração sustentável Iguana Decor. Segundo ela, é um prazer enorme manter a história nogueirense viva.

“Acho muito importante preservar esse patrimônio. Quanta história tem esse piano! Quero aqui externar todo meu agradecimento à minha equipe que, com carinho e muita paciência, conseguiu realizar um bom trabalho”, disse Célia. E, sugeriu, “esse piano merece um destaque. Deve ser exposto em um espaço que receba visitação para mostrar toda sua história”.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Artur Nogueira

A empresa de Célia defende que a sustentabilidade é uma busca constante e que a onda verde é a tendência que usa como palavras de ordem: reduzir, reutilizar e reciclar.

O filho de Dona Cidinha conta que o piano foi usado pela mãe para ministrar aulas durante décadas em Artur Nogueira. E a composição do hino aconteceu no início dos anos 70. Cesar Posi se diz orgulhoso e agradece pela iniciativa público-privada. “Obrigado pelo empenho de nossa querida amiga Célia Thomé, que gentilmente se prontificou a reformá-lo e recentemente o devolveu totalmente restaurado”, afirmou.

Amante do universo musical, o secretário de Cultura e Turismo Renato Carlini pontuou que a restauração do instrumento é extremamente importante e demonstrou carinho e envolvimento à causa. “Dona Cidinha é uma pessoa muito querida e permanece em nossos corações.  Fico muito feliz. É mais uma parte da história que estamos resgatando. Obrigado a todos os envolvidos”, finalizou.

De acordo com Carlini, o piano se encontrava muito deteriorado e, agora, segue “novinho em folha”. O próximo passo será solucionar a questão da afinação do instrumento.

Comentários

Veja também