Os estudantes Rodrigo Alan Neves e Rosângela Aparecida Cardoso, concluintes do curso de graduação de Ciência Contábeis do Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho (UNASP-EC), terão o trabalho de conclusão de curso apresentado no Congresso Brasileiro de Custos. O evento será realizado de forma virtual nos dias 17 a 19 de novembro.
“Perdas durante o processo produtivo e seu impacto na formação do preço de venda” dos graduandos foi apresentado na faculdade no dia 26 de maio de 2021.
Rodrigo Neves, 30, conta que jamais imaginou ter o seu trabalho de conclusão de curso exposto em uma banca de forma nacional. “Para mim participar do congresso vai ser uma benção, porque nunca imaginei estar onde chegamos, confiamos no nosso trabalho, produzimos muito para ter um bom trabalho, mas não imaginávamos que poderíamos ser escolhidos para representar o curso ou a faculdade e por que não nossa cidade em um evento nacional. Eu acredito que podemos ser exemplo para outros estudantes, desde quando eu comecei a estudar pensava como eu poderia fazer uma faculdade vindo de família humilde, e hoje, estar acabando uma graduação e ser aprovado num congresso nacional é uma benção de Deus. Acho muito importante e válida a minha experiência para poder motivar as pessoas que não têm condição de estudar, que é aluno de escola pública, eles também podem chegar onde eles quiserem, é só se dedicar naquilo que deseja realizar”.
Rosângela Aparecida Rodrigues Cardoso, 32, compartilha o sentimento de ter o seu trabalho exposto para o Brasil. “Todo estudante que já elaborou um trabalho de conclusão de curso sabe o quanto é trabalhoso esse processo, quantas horas de dedicação e esforço são necessários. Então ao receber a notícia que o nosso artigo foi aprovado num congresso nacional de custo, me senti extremamente gratificada, um reconhecimento de todo empenho e sacrifício que foram fundamentais para conclusão desse artigo. Satisfação de saber que o nosso artigo será exibido nacionalmente e que possivelmente servirá como objeto de estudo para outros estudantes”.
Segundo o professor Luis Fernando Rocha, 51, a aprovação de um artigo elaborado como requisito do TCC num evento nacional é a validação da qualidade do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho (UNASP-EC). “O sentimento é de satisfação pelo dever cumprido, e principalmente pelo crescimento acadêmico e profissional dos alunos”.
A avaliação do Congresso Brasileiro de Custo ocorre por meio de cada trabalho que é enviado. Dois professores, dois avaliadores, não é identificado quem são ou autores do trabalho e não identificados quem são os professores que fazem a avaliação e os trabalhos avaliados. Tem duas categorias, os melhores trabalhados são apresentados de forma oral e um segundo tipo de trabalho é apresentado em formato de banner. O trabalho dos alunos de Artur Nogueira entrou na primeira opção, de forma oral.
Segundo o TCC as empresas de pequeno porte são de suma importância para o desenvolvimento econômico da região onde se encontram, especialmente para os pequenos municípios. “A implantação da gestão de custos contribui para uma melhor organização destas empresas, uma vez que leva à um maior conhecimento da atividade exercida. Está prática possibilita aos gestores associar seus custos à atividade econômica. A formação do preço de venda é um dos principais desafios enfrentados pelos empreendedores, o qual foi agravado pelo atual cenário econômico do Brasil”.
Segundo apuração dos alunos, a luta pela sobrevivência no mercado é a realidade de grande parcela dos empreendedores. “Este trabalho tem como objetivo analisar de que modo os custos gerados pelas perdas que ocorrem durante o processo de produção podem influenciar no preço final de um produto. Diante deste contexto de grandes desafios para as micro e pequenas empresas, mostrou-se pertinente uma pesquisa-ação para investigar como o impacto das perdas durante o processo produtivo influencia na formação do preço final do produto”.
O trabalho foi realizado em uma empresa de pequeno porte. Inicialmente estudou-se o funcionamento do processo produtivo, o que possibilitou a identificação de falhas nele ocorridas. A partir da análise dessas falhas, foram propostas estratégias que reduzissem drasticamente as perdas observadas.
Avaliação do Congresso Brasileiro de Custos
Concluiu-se que o custo gerado pelas perdas observadas no processo produtivo foi significativo e que ajustes sugeridos influenciaram positivamente no preço final do produto o que, consequentemente, eleva a margem de lucro da empresa.
O artigo foca um tema atual e relevante para a área.
A introdução apresenta argumentos consistentes sobre a importância da pesquisa e do tema investigado, além de apresentar um objetivo claro.
O referencial teórico é coerente e consistente. Está estruturado em partes distintas que se complementam e dão o suporte conceitual necessário para o artigo.
A metodologia está apresentada de maneira resumida. O(s) autor(es) pode(m) aprofundar seu detalhamento para dar mais transparência ao processo operacional realizado.
Os resultados estão apresentados de maneira organizada e didática.
As conclusões estão alinhadas aos resultados apresentados.
O Congresso Brasileiro de Custos é o principal evento ligado à área de custos empresariais do Brasil. Além disso, é o principal divulgador da produção técnico-científica da especialidade e áreas afins, proporcionando a interação da comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, com empresários, consultores, contadores, administradores, engenheiros e demais profissionais atuantes na área da Gestão de Custos.
A realização do XXVIII Congresso Brasileiro de Custos tem como principais objetivos:
- Debater o grande desafio da área de custos: incorporar, aos relatórios gerados, informações que busquem conciliar crescimento econômico e bem estar social, tanto na esfera pública quanto na área privada;
- Discutir a importância da gestão de custos nas relações interempresariais;
- Intensificar o desenvolvimento na área de gestão de custos no Brasil, enfatizando os aspectos referentes à inovação tecnológica; dessa forma, ampliando o intercâmbio de informações e de ideias entre estudantes, docentes, pesquisadores, profissionais, empresas e instituições;
- Estabelecer uma ligação entre estudos acadêmicos e aplicações em organizações, possibilitando aos participantes conhecer mais profundamente as metodologias de custos utilizadas e, ao mesmo tempo, ter uma amostra do que as universidades estão produzindo na área;
- Demonstrar quais são as dificuldades encontradas para a implantação de uma gestão de custos com enfoque em responsabilidade social, ambiental e corporativa;
- Debater os temas relevantes da área, abordando aspectos referentes ao ensino, pesquisa, extensão, exercício profissional e questões institucionais;
- Divulgar a produção técnico-científica da área, contribuindo, assim, para a difusão do avanço técnico e científico da mesma;
- Dar prosseguimento à sequência de encontros iniciada em 1994, fortalecendo a integração entre empresas e instituições de ensino e de pesquisa.