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A comunicação e a linguagem no TEA

A neuropsicóloga Celina Vallim, explica que a comunicação é um processo interativo que consiste em uma troca de informações, envolvendo alguém que as emite e alguém que as recebe, podendo ocorrer por diversos meios. Confira o artigo.

Por: Dra. Celina Vallim
09/06/2022

O que são comunicação e linguagem?

A comunicação é um processo interativo que consiste em uma troca de informações, envolvendo alguém que as emite e alguém que as recebe. A comunicação pode ocorrer por diversos meios, como fala, escrita, língua de sinais, sistemas de comunicação alternativa, e ser complementada por elementos não verbais, como gestos, olhar, expressão facial, proximidade física, entonação, volume da voz etc.

A Linguagem é uma função simbólica que possibilita a representação mental do mundo a partir da aquisição e do uso de um sistema de símbolos convencionais e compartilhados. Esse sistema é estruturado e tem regras que garantem a codificação de informações de maneira compreensível ao interlocutor.

A linguagem pode ser dividida em: fonologia (o sistema de sons de uma língua e suas combinações em sílabas); morfologia (regras de combinação da estrutura interna das palavras, como gênero, número, tempo verbal, diminutivo); sintaxe (regras de combinação das palavras para formar frases envolvendo a ordem das palavras e os diferentes tipos de oração); semântica (significados das palavras, conceitos e suas relação); e pragmática (uso da linguagem em diferentes contextos, com diferentes funções e para diferentes interlocutores, envolvendo regras sociais, tópico da conversa, troca de turnos, elementos verbais e não verbais).

A fala é a produção de mensagens a partir dos órgãos fonoarticulatórios, com a geração de uma emissão sonora. Para que a fala possa lábios, língua, bochechas, dentes, musculatura e respiração devem estar íntegros e funcionar coordenados. A comunicação é eficiente quando há uma interdependência com o domínio de linguagem em todos os seus subsistemas, ou seja, é preciso que haja conteúdo para comunicar, e esse conteúdo deve se estruturar em uma forma. Entretanto, para que haja comunicação social plena, deve haver também o uso adequado da linguagem, com flexibilidade e ajustes para as diferentes situações e os diversos interlocutores.

Como se dá o desenvolvimento da linguagem?

O desenvolvimento da linguagem e da fala ocorre de maneira gradual, e há a necessidade de diversas habilidades cognitivas, socioemocionais, perceptuais e motoras.

Os recém-nascidos desde muito cedo apresentam interesse pela voz humana; em seguida, há um aprimoramento da percepção visual, das mudanças do ambiente e da coordenação entre os estímulos auditivos e visuais.

O bebê busca contato visual e demonstra interesse por outras pessoas, sendo capaz de interagir com reciprocidade, iniciando ou mantendo situações de troca comunicativa. Por exemplo, quando a mãe, no momento de troca da fralda, interage com o bebê fazendo brincadeiras, ele responde com sons, balbuciando, dando risada ou gargalhadas. Quando o bebê quer mais, ele consegue, de alguma forma, manifestar a sua vontade, seja chamando com a voz, com gestos, mexendo as mãos e os pés, e até fazendo movimentos para levantar o corpo.

Também se desenvolvem as habilidades de imitação, os gestos representativos e as brincadeiras simbólicas do domínio cognitivo, bem como o controle neuromotor para a produção de sons. O desenvolvimento da linguagem ocorre de maneira interconectada com todas essas habilidades e envolve a capacidade de aprendizagem.

Uma criança, sem problemas no desenvolvimento, aos 3 anos, consegue dominar as principais regras de seu idioma e é capaz de se comunicar de maneira inteligível com os adultos produzindo corretamente 70% dos sons, com orações simples e bem formuladas.

 

Fonte: Texto extraído do Livro: Como lidar com o autismo – Editora hogrefe.

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