Altas habilidades/Superdotação são os alunos que apresentam a facilidade de aprendizagem, pois dominam rapidamente os conceitos, os procedimentos e as atitudes. Por eles possuírem condições de aprofundar e enriquecer esses conteúdos devem receber desafios suplementares em classes comuns, em sala de recursos ou em outros espaços definidos pelo sistema de ensino, até mesmo para concluir a série ou etapa escolar, em menos tempo.
Suas características variam, mesmo porque cada um apresenta perfil diferenciado, como: no pensar, aprender, agir e no desenvolvimento de seu potencial.
Algumas características:
- Facilidade de concentração;
- Autonomia;
- Interesse por áreas e tópicos diversos;
- Iniciativa e liderança;
- Vocabulário avançado e riqueza de expressão verbal;
- Habilidade para considerar pontos de vistas de outras pessoas e perceber a discrepância entre idéias;
- Facilidade de interagir com crianças mais velhas ou com adultos;
- Interesse por livros;
- Criação de meios pessoais para resolução de problemas.
Os alunos superdotados podem pertencer a diversos grupos e, diferente do que muitos pensam, nem sempre são os mais comportados. Diante dessas condições, o mais importante é que o professor saiba identificar as principais características daqueles que possuem essas habilidades. Depois disso, é preciso estar consciente de que esses alunos aprendem de uma maneira diferente e que o seu papel como educador é atender suas necessidades acadêmicas.
Pais, professores e profissionais de áreas especializadas devem trabalhar cooperativamente, no processo de avaliação compreensiva da criança que apresenta sinais de altas habilidades/superdotação, já que o objetivo principal de uma avaliação é identificar o conjunto de necessidades educacionais da criança, como elemento de essencial importância para a elaboração do planejamento do ensino. Assim, psicólogos podem dar sua contribuição através da aplicação de testes padronizados comuns, que permitem a identificação dos níveis, estilos e perfis das diversas áreas que compõem a produção cognitiva do aluno.