Pesquisar
Close this search box.

Alunos da zona rural de Artur Nogueira têm dificuldades para frequentar aulas por transporte escolar precário

Denúncia feita anonimamente mostra que os os ônibus não têm vidro, mantêm bancos furados e estão em condições insalubres.

Por: Correio Nogueirense
18/02/2019

Não é de hoje que as reclamações sobre o estado precário dos ônibus públicos que transportam os alunos do ensino fundamental e médio para as escolas na cidade de Artur Nogueira acontecem. O correio nogueirense recebeu essa semana diversas fotos, vídeos e reclamações sobre o estado do transporte que levam as crianças e adolescentes. Através de um parente de duas estudantes, o nosso site teve acesso as fotos tiradas por ele e pela sobrinha que mostram a crueldade feita com os alunos sobre a insegurança do veículo.

O veículo público mostra diversos defeitos que podem acabar causando doenças e danos físicos nos adolescentes. A se destacar pela falta de segurança, na sua maioria os cintos estão quebrados, os ferros enferrujados, bancos rasgados, poeira que não acaba mais, vidros e portas quebradas.

O parente das alunas que preferiu não se identificar, destaca que as condições do transporte não ajudam os alunos. “Por ser uma área rural eu até entendo os ônibus estarem sujos, mas não o tanto que está. As portas dos ônibus estão danificadas, os bancos estão rasgados, vidros quebrados.”

Um outro ponto importante destacado é que muitas das vezes os alunos acabam perdendo aulas por não ter ônibus. “Diversas vezes os alunos perdem aula por que os ônibus quebram e não tem como os levar de volta, já aconteceu isso comigo várias vezes, o ônibus quebra e ela tem que voltar para casa”.

Foi revelado que alguns pais já fizeram uma carta assinada por eles pedindo melhoria nos ônibus, já que existe uma outra preocupação. É que ocorre que quando falta o transporte os pais que possuem carro acabam dano carona para as crianças e muitas das vezes ocorre superlotação nos carros, o medo deles é que ocorra um acidente fatal.

Essa denúncia tem que chegar ao prefeito para mostrar as condições dos ônibus. Muitas crianças perdem aulas por causa disso e vale lembrar que o Brasil tem um dos piores desempenhos mundiais no ranking de educação. Então se os políticos sempre prometem uma educação melhor, que comece pelos transportes públicos.

Confira na íntegra a nota enviada pela prefeitura

A Prefeitura de Artur Nogueira, através da secretaria de Educação, informa que tomou conhecimento da situação na última quarta feira(13/02) e que imediatamente acionou a empresa terceirizada responsável pelo transporte dos alunos do município. Em resposta, a empresa comunicou que o ônibus demonstrado na matéria foi uma medida paliativa para substituir o ônibus da linha, que havia entrado em manutenção. A terceirizada informou ainda que este ônibus já foi substituído e que a linha está funcionando em sua normalidade. A Prefeitura ressalta que acompanha e se preocupa com as condições em que os alunos da rede municipal e estadual se encontram e que não medirá esforços para proporcionar o melhor atendimento possível.

Comentários

Veja também