O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido pela Polícia Militar com apoio da Prefeitura de Artur Nogueira, levou os alunos do projeto da EMEF “Ver. Prof. Amaro Rodrigues (Ninico), para participar de um passeio cultural na última sexta-feira (28).
Os alunos visitaram o Museu de Arqueologia Bíblica da Universidade UNASP, campus Engenheiro Coelho. São 4.500 anos acessíveis a todos. O acervo conta com quase 3 mil artefatos, sendo 80% deles originais, que abrangem 4.500 anos de história (de 3000 a.C. a 1500 d.C.), incluindo coleções arqueológicas, numismática e obras raras, como bíblias e manuscritos.
A equipe, composta pelos policiais Cabo e coordenador do projeto Oliveira e Sd PM Sgaetti, desempenha papéis fundamentais na promoção da educação e na prevenção ao uso de drogas. O passeio pretende promover, entre os alunos, o conhecimento e a curiosidade relacionadas à Arqueologia, Teologia, História, Museologia e Arte.
O PM Oliveira destaca a importância dessa visita, que fortalece as ações do programa e proporciona aos alunos uma oportunidade única de vivenciar a história da Arqueologia Bíblica. “Esta é uma ação desenvolvida e de suma importância para os alunos saírem da sala de aula e realizarem uma visita deste porte. Também para eles enxergarem no Proerd essa possibilidade, a interação de um passeio diferenciado”.
O coordenador do PROERD em Artur Nogueira, cabo Oliveira, destaca que é fundamental que alunos, professores e educadores descubram tudo que a nossa região tem para oferecer. “Quero aproveitar a oportunidade e agradecer ao prefeito Lucas Sia e à secretária de educação Débora Sacilotto pelo grande apoio que eles têm dado ao Proerd no município”, diz.
O Museu funciona de domingo, quarta e quinta das 09h às 12h e das 14h às 17h (última entrada do público às 16h30). Na sexta o horário é das 09h às 12h (última entrada do público às 11h30).
O Proerd é um projeto em que policiais militares treinados desenvolvem um curso com material exclusivo de prevenção às drogas e à violência.
O Proerd é um programa de responsabilidade social, de cunho preventivo, adotado em 52 países ao redor do mundo, originário de Los Angeles/E.U.A (D.A.R.E. Drug Abuse Resistance Education). São Paulo adotou a iniciativa em 1993 e desde então vem desenvolvendo ininterruptamente. Atualmente, o programa é desenvolvido em todos os estados e no Distrito Federal, sendo que o Brasil dispõe de 7 (sete) Centros de treinamento, a saber: Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.