Pesquisar
Close this search box.

Avaliação Psicológica no Planejamento Familiar

Por: Dra. Celina Vallim
25/07/2019

O Planejamento Familiar é uma ferramenta que da possibilidade ao homem e a mulher programar de forma consciente quantos filhos terá e quando os terá. Assim como, também contribui para a saúde da mulher, da criança e do homem. O Psicólogo como membro da equipe multiprofissional recebe essas pessoas dentro de uma perspectiva de aconselhamento, atendendo seus pacientes e proporcionando um processo de reflexão de vida.

É papel do psicólogo, realizar orientação Individual, orientação conjugal e atendimentos grupais.

O atendimento individual proporciona ao indivíduo, mulher ou homem, toda uma expressão de seus sentimentos, dúvidas e fantasias diante da decisão de realizar o método anticonceptivo mais efetivo. Mais que isso, é um momento exclusivo e ímpar com cada mulher, respeitando-a com seus valores e expectativas e estabelecendo uma relação de confiança.

Orientação Conjugal refere-se o momento em que o casal expõe seus desejos e é realizada uma reflexão sobre a escolha tomada, sem imposições nem críticas, mas respeitando as crenças e os valores individuais em função de uma satisfação familiar. Os dois têm a oportunidades de serem ouvidos, orientados e aconselhados a tomar a decisão mais adequada ao casal, dentro de uma perspectiva de desejo do próprio par.

Atendimento em Grupo é a metodologia aplicada em grupos de forma participativa, informando sobre os diversos aspectos da Reprodução humana, Contracepção, Doenças Sexualmente Transmissíveis, prevenção do Câncer de Mama, Próstata e do Colo Uterino.

É também papel do psicólogo fazer uma avaliação psicológica, onde avalia mulheres e homens que desejam submeter-se ao procedimento cirúrgico escolhido pelos mesmos. O psicólogo avalia aspectos emocionais que permitem uma escolha adequada e consciente.

A Laqueadura é um procedimento que busca a esterilização feminina que consiste na obstrução cirúrgica das trompas uterinas. A Vasectomia tem o mesmo propósito de esterilização só que masculina, porém, com uma reversão um pouco mais fácil que a feminina.

Mas por que precisa fazer uma avaliação psicológica?

A Avaliação Psicológica é importante no momento pré-cirúrgico para uma melhor reflexão na decisão do casal (ou da mulher/homem individualmente) para o processo de encerrar a vida reprodutiva, dando ciência também sobre todos os métodos anticoncepcionais, e é fundamental, pois através do laudo que irá mostrar se o indivíduo ou o casal estão psicologicamente e emocionalmente prontos para esta intervenção assim como todas as mudanças decorrentes dela.

 

Fonte: https://psicologado.com.br/atuacao/psicologia-comunitaria/a-atuacao-do-psicologo-no-planejamento-familiar

Comentários

Veja também