Pesquisar
Close this search box.

Corporação Musical 24 de Junho, de Artur Nogueira, celebra 97 anos de história

Em comemoração, banda produziu um vídeo musical em parceria com grandes nomes da música, como Derico Sciotti e Marcinho Eiras.

Por: Correio Nogueirense
24/06/2021

Em 1924, um grupo de músicos decidiu se juntar para trazer harmonia à pequena cidade de Artur Nogueira. Naquela época, o município nogueirense ainda não havia sido emancipado. Historiadores relatam que os ensaios ocorriam na famosa Praça do Coreto e, mais tarde, se estenderam e ganharam os palcos luxuosos de teatros e programas de televisão. E é entre batuques e sinfonias que a Corporação Musical 24 de Junho completa, nesta quinta-feira (24), 97 anos de história.

Sem poder realizar a tradicional apresentação de aniversário, a “banda”, como é carinhosamente chamada pelos moradores, recorreu à internet para homenagear e relembrar a história da instituição. Em uma série de vídeos publicados nas redes sociais, a Corporação trouxe fatos e curiosidades que moldaram a identidade da banda (https://facebook.com/projretreta).

Ainda na intenção de comemorar os 97 anos, a Orquestra Sinfônica Jovem do Projeto Retreta de Artur Nogueira – que segue com atividades à distância devido à pandemia da Covid‐19 – lançou mais uma edição dos vídeos musicais on-line, onde interpretaram o clássico de Ivan Lins “Novo Tempo”.

A gravação contou com a presença de músicos consagrados como o guitarrista Marcinho Eiras (Domingão do Faustão), do saxofonista Derico Sciotti (Programa do Jô), do trompetista Chico Oliveira (Programa do Jô), e do trompetista João Lenhari (Roberto Carlos).

O prefeito Lucas Sia (PSD) parabeniza a Corporação e ressalta a importância da instituição para o município nogueirense. “Já prestigiei muitas apresentações da banda e posso dizer que sou um grande fã. É impossível ouvi-lá tocar e não se emocionar com tamanha perfeição. Sempre ouvi falar que a música tem um poder transformador, e a banda reafirma isso. Parabenizo a Corporação pelo excelente trabalho que vem desempenhando há 97 anos em nossa cidade”.

PARCERIA COM A PREFEITURA

Em 2010, em parceria com o Prefeitura de Artur Nogueira, a Corporação Musical deu vida ao Projeto Retreta, que hoje conta com mais de 3 mil alunos atendidos de forma gratuita na sede da banda e nas escolas municipais. Conforme o secretário de Cultura Renato Carlini, o projeto oferece aulas de musicalização, instrumentos musicais e canto coral, com vistas à formação de público e de músicos para as mais diversas formações, bem como a difusão da música como método de propagação de cultura.

O presidente da Corporação, Gilberto de Lelis Ribeiro, expressa sua alegria. “Agradeço imensamente ao maestro Ricardo Michelino que idealizou e coordena o Projeto Retreta. Este projeto leva a cultura e o ensino de musicalização para todas as escolas municipais de nossa cidade. Além disso, fico grato com a parceria com a Prefeitura Municipal de Artur Nogueira na pessoa do exmo. Sr. Prefeito Lucas Sia, que não mede esforços para apoiar o nosso projeto”, disse.

“Comemorar mais um ano da Corporação 24 de Junho é motivo de muito orgulho para nós cidadãos nogueirenses. A cultura de nosso município teve seus alicerces nesta entidade quase secular. E hoje, através do Projeto Retreta, difunde a arte da música de uma maneira abrangente, não fazendo distinção de classe social ou idade. Enquanto secretário de Cultura fico muito feliz em fazer parte, e fortalecer essa Instituição”, destacou Carlini.

UNIVERSO ON-LINE

De acordo com o maestro Ricardo Michelino, as ações on-line visam dar continuidade às atividades da Corporação Musical 24 de Junho, mantendo assim acesa a chama da prática musical em Artur Nogueira.

Para levar música aos lares nogueirenses, e ainda capacitar os alunos do projeto, a orquestra deu vida ao “Quarentena Artística”, onde os músicos realizam gravações de clipes musicais de casa e com os recursos que lhe estão disponíveis.

As gravações já contaram com a participação de convidados nacionais e, até mesmo internacionais, tais como a cantora norte‐americana The Danos (EUA), o guitarrista Hudson Cadorini da dupla Edson & Hudson, o cantor norte americano Shaw Klush, a Spok Frevo Orquestra do Recife, Leo Gandelman, Derico Sciotti, Serginho Sciotti, João Cortes, Chiquinho Oliveira, Samuel Pompeo, cantor Daniel, dentre outros.

SOBRE A CORPORAÇÃO

A Corporação Musical 24 de Junho foi fundada por Daniel Cezário de Andrade, seu presidente até o ano de 1935 e que dá nome à sede da Corporação, em 24 de junho de 1924, sendo a mais antiga instituição da cidade de Artur Nogueira.

A Corporação é uma instituição sem fins lucrativos, cuja missão é preservar o patrimônio histórico cultural e priorizar a divulgação da música mundial, além de manter a tradição do repertório de ouro das Bandas Musicais do Brasil.

Oportunizando à população a aprendizagem de música, a Corporação desenvolve programas e projetos junto a diversos segmentos da sociedade, de modo a tornar a música um método acessível e abrangente de propagação da cultura, enriquecimento intelectual e formação de ouvintes.

Comentários

Veja também