Pesquisar
Close this search box.

Educação de Artur Nogueira capacita professores para atuar com alunos autistas

Qualificação especializada atenderá cerca de 400 profissionais e acontecerá de forma on-line entre os meses de agosto e dezembro.

Por: Correio Nogueirense
29/07/2022

A Secretaria de Educação de Artur Nogueira, por meio do Núcleo de Aperfeiçoamento da Rede Municipal de Ensino (Nuarme), capacitará cerca 400 professores das escolas municipais para atuar juntos aos alunos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). A qualificação especializada – totalmente on-line – acontecerá a partir de 03 de agosto até 14 de dezembro.

Dentre os assuntos a serem trabalhados com os educadores estão: definição de TEA; diagnóstico; abordagem interativa; adaptação; políticas públicas; arte como ferramenta de trabalho; e estudo de caso.

Para a secretária de Educação Débora Sacilotto, capacitar é fortalecer e aprimorar o trabalho dos professores. “Os profissionais da educação enfrentam muitos desafios, dentre eles o da inclusão. É dever da Secretaria de Educação dar o apoio para o desenvolvimento das pessoas e, consequentemente, professores bem preparados e alunos atendidos com excelência. Estamos investindo com responsabilidade”, frisou.

A Secretaria de Educação conta com o Nuarme, criado para pensar, planejar e executar cursos, especializações que aperfeiçoem o conhecimento dos educadores. A pasta destaca que haverá certificação para aqueles que concluírem o curso completo (síncrono + assíncrono).

AS AULAS

-Aulas síncronas nos HPTC’s: 03/08 – 31/08; 21/09; 26/10; 16/11; e 14/12.

-Aulas assíncronas: feitas em horário de livre escolha do professor.

CRATEA

Lembrando que Artur Nogueira é um dos poucos municípios da região que contam com um Centro Especializado no atendimento e acompanhamento do aluno com diagnóstico de TEA. O Centro de Referência em Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Cratea) proporciona qualidade de educação e de vida a esses estudantes, por meio do desenvolvimento de processo de ensino-aprendizagem com suporte terapêutico, promovendo a inclusão em um processo estruturado e organizado, onde o estudante possa sentir-se seguro e com vínculos pré-estabelecidos.

Débora lembra que a inclusão escolar deve respeitar alguns critérios, principalmente o da individualidade. “Cada aluno com autismo é uma nova vida, com limitações e habilidades únicas que devem ser exploradas pelo sistema educacional, ou seja, não existe uma regra para ser seguida”, explicou a chefe da pasta.

O Cratea está localizado na Chácara Santa Isabel, na Rodovia SP-107, no Bairro São Bento, próximo à Delegacia de Polícia.

Comentários

Veja também