Pesquisar
Close this search box.

Esquizofrenia: entenda esse grave transtorno mental

A esquizofrenia é um transtorno mental complexo que afeta homens e mulheres. Hoje nossa neuropsicóloga Dra. Celina Vallim vai explicar tudo sobre esse transtorno psiquiátrico mais comum do que se imagina. Confira.

Por: Dra. Celina Vallim
03/12/2020

A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico, onde (1) uma em  cada 100 pessoas é portadora desse transtorno, é mais comum no final da adolescência  e inicio da fase adulta, mas ela pode ocorrer na infância também, nos primeiros anos de vida, especialmente nos últimos 10 anos ela pode vir aparecer. Algumas crianças pode ter sintomas de esquizofrenia nos primeiros 5 ou 6 anos, mas é bem mais raro. Mas mesmo assim é importante estará atendo e fazer o diagnóstico mais cedo possível.

Mas afinal, o que é esquizofrenia???

A esquizofrenia de caracteriza por um transtorno que leva o individuo a ter sintomas de psicose, a psicose é uma desorganização mental enorme, levando o individuo ter atitudes, discursos e visões fora da realidade, traz para o meio das pessoas assuntos  que não tem nada a haver com a realidade, julgamentos, formas de analisar as coisas muito alem do seu contexto, ou muito alem da capacidade de perceber o que é real ou fantasioso.

A esquizofrenia pode vir com sintomas negativos, delírios, alucinações, desorganização do pensamento e do comportamento, os sintomas negativos se caracterizam por isolamento social progressivo, a pessoa passa perder a capacidade de demonstrar afetividade, ficar cada vez mais dentro de si mesmo, do seu próprio mundo, passa se esconder, ficar dentro do quarto, não querer sair, não querer mais ter contato adequado com as pessoas, os delírios são formas que a pessoa tem de se expressar e são totalmente fora da realidade. Julgam situações e trazem assuntos fora da realidade, as alucinações são sensações e  formas de perceber as coisas visualmente, auditivamente que não existem.

E a desorganização do pensamento e do comportamento levam esse individuo a não  cumprir tarefas do cotidiano e de falar coisas com coerência, ou seja, rapidamente e de forma muito fácil, as pessoas começam a perceber que esse individuo começa a ter discurso e forma de convívio com pessoas totalmente fora da realidade.

A esquizofrenia é um transtorno que exige tratamento interdisciplinar, psiquiátrico e psicoterápico, apoio da escola no caso de crianças ou adolescentes, para que esse indivíduo possa se conduzir bem no meio social e acadêmico.

Em casos mais graves, necessita ter apoio de enfermagem e corpo clinico especializado dentro da área psiquiátrica. O tratamento mestre de esquizofrenia é o uso crônico e continuo de medicações e também suporte psicológico  e psicossocial.

Comentários

Veja também