Pesquisar
Close this search box.

Evite a crise hídrica, economize água

A equipe do Correio Nogueirense separou algumas dicas de como ajudar a economizar água.

Por: Correio Nogueirense
24/03/2018

Dados da Agência Nacional de Águas (ANA) mostram que a demanda por uso de água no Brasil deve aumentar em 30% até 2030. Parece ficção, mas é a realidade dos dias atuais. Para que o Brasil não passe por crises hídricas no futuro, alguns pesquisadores, empresas e órgãos públicos procuram soluções para evitar o desperdício.

Aproveitamento da água da chuva, reúso, construções sustentáveis, dessalinização e despoluição são algumas das medidas possíveis para que a falta não se torne rotina.

O Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, lançado no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, propõe a busca de soluções baseadas na natureza (SbN), que usam ou simulam processos naturais, como alternativas na gestão da água no mundo.

Em um momento de mudanças climáticas e de escassez de água, a articulação do setor privado com governo, academia e entidades da sociedade civil torna-se essencial para garantir o abastecimento no futuro.

 

Conheça algumas formas de ajudar a economizar água:

– Cheque vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.

– Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.

– Aproveite a água da chuva para aguar as plantas e o jardim. As plantas absorvem mais água em horários quentes, então as molhe de manhã cedo ou no fim do dia.

– Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por 5 minutos desperdiça 80 litros de água.

– Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.

– Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada.

– Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamentos, percebidos pelo consumo fora do normal.

– Não tome banhos demorados, 5 minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.

– Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.

Comentários

Veja também