Pesquisar
Close this search box.

Ligações russas com China, Irã e Coreia do Norte são uma ameaça, alerta Finlândia

Por: Correio Nogueirense
12/12/2023
Foto: KCNA via REUTERS

Reuters – A crescente cooperação da Rússia com a China, o Irã, a Coreia do Norte e seus outros aliados globais é uma ameaça séria e de longo prazo para os países europeus, disse o ministro da Defesa da Finlândia, Antti Hakkanen, nesta terça-feira.

A Finlândia e a Estónia estão a investigar a destruição, em Outubro, do gasoduto Balticconnector e dos cabos de telecomunicações no fundo do mar Báltico e nomearam um navio porta-contentores registado em Hong Kong como principal suspeito dos danos.

“Embora estas questões não sejam públicas, o que a Rússia faz neste momento juntamente com a China, o Irão, a Coreia do Norte e os seus outros aliados, também do sul global, constitui uma perspectiva muito séria a longo prazo”, disse Hakkanen num discurso.

Sendo o mais recente membro da aliança militar da NATO, que partilha uma fronteira de 1.340 km (830 milhas) com a Rússia, a Finlândia e os seus serviços de inteligência estão a monitorizar a acção da Rússia a nível global, disse Hakkanen.

Ele chamou a nova cooperação da Rússia com os seus aliados globais de “um sistema climático de política de segurança que é infelizmente problemático”.

Comentários

Veja também