Mas afinal, o que é Avaliação da Saúde Mental?

Hoje nossa neuropsicóloga Celina Vallim, explica que o objetivo da avaliação não é fazer julgamentos morais ou estabelecer critérios de certo ou errado e sim buscar entender a partir de técnicas especificas as diferenças individuais, no que diz respeito às suas capacidades, habilidades, características de personalidade, comportamentos ou algum possível conflito (interno ou externo) de determinada pessoa.

Por: Dra. Celina Vallim
02/07/2020

A Avaliação Psicológica na Saúde Mental pode ser definida como um conjunto de técnicas e procedimentos que tem o objetivo de verificar determinadas características psicológicas de uma pessoa, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função (CFP 007/2003).

O objetivo da Avaliação Psicológica não é fazer julgamentos morais ou estabelecer critério de certo ou errado e sim buscar entender a partir de técnicas especificas as diferenças individuais, no que diz respeito às suas capacidades, habilidades, características de personalidade, comportamentos ou algum possível conflito (interno ou externo) de determinada pessoa.

A Psicologia no campo da Saúde Mental vem se constituindo como uma das formas de se compreender: As multideterminações do adoecimento, suas repercussões para o individuo, as maneiras pelas quais este pode obter um funcionamento saudável.

A Avaliação Psicológica no contexto da Saúde Mental busca análise concreta do paciente e suas particularidades, fazer com que ele tenha uma visão: SaúdeXDoença.

A importância de se avaliar o paciente adequadamente do ponto de vista psicológico reside no fato de isto se tornar uma rica ferramenta na apropriação de decisões a respeito do uso de testes e o desenvolvimento de protocolos de avaliação de pacientes é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de tratamento mais eficientes, como: anamneses, jogos, e outros materiais para que possibilite um diagnóstico diferencial, o tipo de tratamento necessário, para possibilitar a intervenção a ser utilizada.

A Saúde não se resume à ausência de doença e ao bem estar físico, mas um estado multidimensional que envolve três domínios: a saúde física, psicológica e social.

É importante destacar que a ausência de uma doença mental não implica que o indivíduo possua uma boa saúde mental, existem diversos comportamentos não associados diretamente à patologias que tendem a desestabilizar a saúde mental do indivíduo como por exemplo, estresse, ansiedade, nervosismo, irritação entre outros sintomas que associados podem desencadear um quadro de doença mental.

Nesses casos é importante a ajuda da família para que esse indivíduo tenha um acompanhamento com psicólogos, que são os profissionais responsáveis pela manutenção do equilíbrio mental das pessoas.

Comentários

Veja também