A Discalculia é um dos transtornos de aprendizagem ligado à matemática. Este transtorno não é causado por deficiência mental, nem por déficits visuais ou auditivos, nem por má escolarização.
A criança apresenta dificuldade para nomear quantidades matemáticas, números, símbolos e relações como enumerar e comparar objetos.
Pode apresentar ainda dificuldades na leitura e escrita de símbolos, em realizar operações mentais e na compreensão de conceitos matemáticos, bem como na execução de operações e cálculos numéricos.
A criança com discalculia pode ser incapaz de:
– Visualizar conjuntos de objetos dentro de um conjunto maior.
– Conservar a quantidade: não compreende que 1 quilo é igual a quatro pacotes de 250 gramas.
– Sequenciar números: o que vem antes do 11 e depois do 15 (antecessor e sucessor).
– Compreender os sinais +, – , ×, ÷.
– Montar operações.
– Entender os princípios de medida.
– Lembrar as sequências dos passos para realizar as operações matemáticas.
TRATAMENTO
O tratamento tem como objetivo de superar os fatores responsáveis pelo aumento dos sintomas na criança:
– Intervenção com Profissionais qualificados.
– Envolvimento dos professores em relação as dificuldades da criança na aprendizagem.
– Uma maior atenção à dinâmica da criança em sala de aula, e seu lugar na organização da sala.
– Estímulo em casa à realização das atividades escolares separando diariamente um momento de estudo, lazer e atividades físicas.
– Aplicação frequente de exercícios que estimulem a aprendizagem da matemática, respeitando o ritmo da criança.