Pesquisar
Close this search box.

O que é e qual é a importância da resiliência em nossa vida?

Resiliência é capacidade que temos de ser flexíveis em nossos pensamentos e comportamentos, nos momentos que estamos enfrentando as dificuldades turbulentas do dia a dia. A neuropsicóloga Celina Vallim, explica como colocar isso em prática. Confira o artigo.

Por: Dra. Celina Vallim
22/04/2021

São considerados resilientes as pessoas que mantém boa capacidade de recuperação após passarem por dificuldades.

A palavra Resiliência vem do Latim: Resilire, que significa recusar, voltar atrás. Na psicologia, significa voltar ao estado anterior. Em física Resiliência se refere a capacidade que um material tem em suportar grandes impactos de temperatura e pressão, se deformar ao extremo, mas pouco a pouco conseguir se recuperar e voltar à sua forma anterior.

Ou seja, resiliência é a capacidade que um material tem de se deformar inteirinho, quase “morrer”, para então conseguir ir voltando ao que era antes e se refazer e se reconstruir. Esse termo passou por uma adaptação nas ciências humanas e hoje representa a capacidade de um ser humano de sobreviver a um trauma, a resistência do individuo, não só a resistência física, mas a visão positiva para se reconstruir.

Aprender resiliência psíquica?

Alguns percebem que não possuem esta característica, se abatem com questões que podem ser consideradas até simples por alguns como por exemplo não o convidaram para festa, o vizinho não cumprimentou.

Alguns gostariam de desenvolver resiliência e se perguntam: será esta uma característica desfrutada apenas para as pessoas que são naturalmente assim ou outras pessoas conseguiriam desenvolve-la?

Fatores da resiliência

Administração das Emoções – habilidade em se manter sereno diante de um problema. Também se refere a capacidade de usar as pistas de forma a compreender melhor as pessoas.

Controle de Impulsos – não se deixar levar impulsivamente por uma emoção. Otimismo – crença de que as coisas podem melhorar. Está relacionado com a esperança e convicção na capacidade de controlar o próprio destino. Análise do Ambiente – capacidade de identificar as causas dos problemas, permitindo que a pessoa se coloque num lugar seguro. Se refere a capacidade de identificar quando é hora de falar e quando é hora de calar. Empatia – significa a capacidade de compreender os estados psicológicos das outras pessoas (as emoções e sentimentos) e saber como agir.

Resiliência emocional

Por que certas pessoas são capazes de se levantar mesmo depois um grande trauma? Cada área tem mostrado suas explicações:

– A biologia defende o ponto de vista de que cada ser humano é dotado de um potencial genético que faz com que ele seja mais resistente que outros.

– A psicologia, vê a importância do relacionamento com a família, principalmente na infância, que vai construir a capacidade de suportar crises e suportar essas crises.

– A sociologia diz que a influência da cultura, das tradições é que é importante.

– A teologia vê a necessidade do sofrimento como fator de evolução espiritual: o “dar a outra face”.

Acredito que o mais importante é que existe um grupo de pessoas, homens, mulheres, crianças, velhos, que conseguem retomar a vida depois a morte de um filho, a perda de uma parte de seu corpo, a perda do emprego, doenças graves, físicas ou psíquicas. Será que poderíamos nos espelhar nelas?

Quais as características principais de uma pessoa resiliente?

Ele olha para frente e não para trás. Busca meios para superar. Não se incomoda em pedir ajuda, mas não pretende ser super-herói.

A resiliência pode ser aprimorada?

Acredito que para a maioria das pessoas seja possível a cada vivencia traumática adquirir um novo conhecimento.

Por que algumas pessoas conseguem se recompor de um grande trauma enquanto outras não?

Elas têm uma percepção de si mesmos de pessoas mais fortes, usam todos os meios possíveis para aprender a lidar com os infortúnios. Não se incomodam tanto por não terem conseguido na primeira vez, consideram que toda tentativa é valida pois a cada uma aprendemos um pouco mais.

Ser resiliente é um passo para a felicidade?

Considero um componente valioso da felicidade.

 

Fonte: http://www.marisapsicologa.com.br/resiliencia.html

Comentários

Veja também