E o que é a Esclerose múltipla?
A esclerose múltipla é uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca a bainha de mielina, que é uma estrutura protetora que reveste os neurônios, causando destruição ou danos permanentes nos nervos, o que leva a um problema de comunicação entre o cérebro e o resto do corpo.
Os sinais e sintomas da esclerose múltipla variam e dependem da quantidade e de quais nervos foram afetados, mas geralmente incluem fraqueza muscular, tremor, cansaço ou perda do controle dos movimentos e da capacidade de andar ou falar, por exemplo.
A esclerose múltipla é uma doença que não tem cura, mas os tratamentos disponíveis podem ajudar a controlar os sintomas, evitar as crises ou atrasar a sua evolução e devem sempre ser indicados por um neurologista.
Principais sintomas:
A esclerose múltipla manifesta-se através de sintomas que se tornam mais evidentes durante os períodos conhecidos como crise ou surtos da doença, que vão surgindo ao longo da vida, ou devido a progressão da doença. Assim, estes podem ser muito diferentes, variando de uma pessoa para outra, e podem regredir, desaparecendo completamente ao realizar o tratamento, ou não, ficando algumas sequelas.
Os sintomas da esclerose múltipla incluem:
Cansaço excessivo; Sensação de dormência ou formigamento nos braços ou pernas;
Falta de força muscular; Rigidez ou espasmo muscular; Tremor; Dor de cabeça ou enxaqueca; Lapsos de memória e dificuldade de concentração; Incontinência urinária ou fecal; Problemas de visão como visão dupla, nublada ou borrada; Dificuldade para falar ou engolir; Alterações no andar ou perda do equilíbrio; Falta de ar e Depressão.
O que são as funções cognitivas?
São processos mentais que nos permitem lembrar, raciocinar, pensar, resolver problemas, prestar atenção, etc.
Estas capacidades variam de forma natural entre as pessoas. Existem muitos fatores que podem afetar a atividade do cérebro tais como: stress, a fadiga, a depressão, o consumo elevado de álcool, alimentação deficiente, algumas doenças (entre elas a EM) e alguns medicamentos.
Em algumas situações, esta perturbação pode ser temporária, como no caso do cansaço. Em outros casos podem existir perturbações permanentes nas funções cognitivas.
ESCLEROSE MÚLTIPLA (EM) E AS FUNÇÕES COGNITIVAS:
A esclerose múltipla pode causar mudanças nas funções cognitivas.
O cansaço e a fadiga podem prejudicar seu desempenho.
Durante os surtos você vai perceber que sua memória, atenção, etc estão pior.
Alguns medicamentos como: tranquilizantes e remédios para dormir podem piorar essas funções.
FREQUÊNCIA DAS ALTERAÇÕES COGNITIVAS:
Nem todas as pessoas com EM têm problemas cognitivos, apesar de cerca de 60% podem sentir algumas dessas alterações. Apenas 10% das pessoas apresentam problemas cognitivos graves.
ALTERAÇÕES MAIS FREQUENTES NA EM:
Dificuldade para se lembrar de fatos mais recente, de algo que está pendente, manter-se concentrado, realizar mais de uma tarefa de cada vez, necessidade de mais esforço e tempo para realizar tarefas que exercia com mais facilidade, lentidão para processar as informações, dificuldade para planejar as tarefas, organizar os passos e tomar decisões, saber os passos necessários para se conseguir um objetivo, encontrar a palavra certa quando vai falar.
EVOLUÇÃO DOS SINTOMAS
A progressão dos sintomas não é acentuada. O funcionamento cognitivo pode ser afetado apenas por curtos período de tempo.
O QUE FAZER?
Fale com alguém próximo sobre essas dificuldades,
Espere passar os momentos de surtos, stress e momentos em que se sente deprimido. Os sintomas melhoram assim que essas fases passem,
Relaxe, conserve o seu humor e acredite em você!
Conheça seus pontos fortes e pontos fracos.
Fazer diferentes atividades pode por em prática suas habilidades cognitivas,
Reconheça suas limitações e não hesite em pedir ajuda,
Procure não se cansar em excesso,
Concentre-se apenas na tarefa que está exercendo no momento. Não tente dividir sua atenção,
Utilize amplamente as ajudas externas tais como: bilhetes, lembretes, agenda, etc,
Desenvolva suas próprias estratégias para compensar suas dificuldades,
Informe as pessoas próximas como você gostaria de ser ajudado. Organize-se! Guarde as coisas sempre nos mesmos lugares! -Planeje suas atividades com antecedência,
Tente se manter ativo nas conversas,
Divida as tarefas complexas em vários passos,
Leia, jogue, aprenda coisas novas e mantenha uma vida intelectual ativa.