Pesquisar
Close this search box.

O que é Neuroplasticidade?

A neuroplasticidade refere-se à capacidade do sistema nervoso de sofrer modificações e adaptações quando exposto a novas experiências. Quer entender mais sobre o assunto? Confira o artigo de hoje da nossa querida neuropsicóloga Dra Celina Vallim.

Por: Dra. Celina Vallim
20/12/2019

Neuroplasticidade, também conhecida como plasticidade neuronal, é a capacidade de o cérebro se adaptar a  mudanças por meio do sistema nervoso. Trata-se da habilidade do cérebro de reorganizar os neurônios e os circuitos neurais, moldando-se a níveis estruturais por meio de aprendizagem e vivências.

A neuroplasticidade permite que os neurônios se regenerem e que sejam criadas conexões sinápticas – meios de comunicação entre os neurônios. De forma simples: a neuroplasticidade é o que permite que o cérebro seja adaptável a mudanças, atuando de forma maleável.

Para compreender melhor, imagine que o cérebro funciona por meio dos neurônios que percorrem diversos caminhos. Esses caminhos seguem padrões, que podem ser alterados com a neuroplasticidade.

Essa remodelagem é feita por meio de um trabalho que envolve  pensamentos, vivências, emoções, comportamentos, necessidades pessoais e mesmo o ambiente no qual o indivíduo está inserido.

Por meio desses fatores, a plasticidade permite que novas ligações entre os neurônios (as sinapses) sejam estabelecidas, alterando completamente a rede de conexões. Essa capacidade é de extrema importância para a adaptação de pacientes com lesões físicas ou cerebrais.

 

Como se dá a Neuroplasticidade?

Existem duas principais formas por meio das quais ocorre a neuroplasticidade. Uma delas é o brotamento – quando há o crescimento de uma área lesionada por meio de axônios.  De forma simplificada, é uma forma de os axônios se alongarem em direção a neurônios que se encontram afastados.

A outra é a ativação de sinapses latentes. Nesse caso, quando ocorre uma lesão ou destruição de estímulos cerebrais, sinapses que até então estavam adormecidas ficam ativas. Dessa forma, as necessidades do indivíduo são supridas.

 

Fonte: https://www.sbcoaching.com.br/blog/neuroplasticidade/

Comentários

Veja também