O cérebro humano é dividido em quatro lobos, ou lóbulos, se preferir, que são classificados de acordo com a sua posição e função. Como disse no início, o lobo frontal está localizado na parte da frente da cabeça, próximo à testa e, segundo especialistas, esta foi à última parte do cérebro a se desenvolver durante o processo de evolução e se unir à estrutura que já existia. Vale dizer que ele é o maior, pois ocupa quase um terço do crânio, e o mais importante dos quatro lóbulos por conta das funções que desempenha.
O lobo frontal é dividido em duas áreas principais, que são o córtex motor e o córtex pré-frontal. A principal função do córtex motor é controlar o movimento voluntário, incluindo os de linguagem, de escrita e dos olhos. Já o córtex pré-frontal é responsável pela cognição, ou seja, a habilidade de adquirir conhecimento, pelo comportamento e pelas emoções. Assim, cada área tem o seu papel para a formação da personalidade e desenvolvimento de um indivíduo.
Curiosamente, os impactos de cada um dos lados do cérebro no corpo acontecem de forma invertida. Nesse sentido, o lobo frontal esquerdo controla os músculos do lado direito do corpo, enquanto o direito controla os músculos do lado esquerdo. Embora no dia a dia isso não faça diferença na vida de uma pessoa, é um fator determinante no caso de uma lesão cerebral.
As Principais Funções do Lobo Frontal
O lobo frontal desempenha um papel de grande importância em relação ao planejamento futuro e à tomada de decisão. Veja, a seguir, quais são as suas principais funções.
Distinção de Objetos: o lobo frontal é o responsável pela categorização e classificação de objetos, tornando possível a distinção entre um item e outro.
Fala e Linguagem: a chamada área de Broca, uma região do lobo frontal, ajuda a transformar pensamentos em palavras. Uma lesão nessa área pode prejudicar a capacidade de fala, entendimento e produção de frases que façam sentido.
Formação da Personalidade: cada um dos papéis do lobo frontal ajuda a formar as principais características da personalidade de uma pessoa. Danos nessa área da cabeça podem resultar em uma mudança radical no comportamento de um indivíduo.
Formação de Memórias: apesar de não ser o único responsável pela memória, porque praticamente todas as regiões do cérebro atuam nessa função, desempenha um papel fundamental na formação de lembranças de longo prazo.
Gerenciamento da Atenção: administra a habilidade de atenção, incluindo a seletiva. Quando o lobo frontal não consegue realizar esse gerenciamento de forma adequada podem se desenvolver condições como o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Habilidades Motoras: o lobo frontal abriga o córtex motor primário, que ajuda a coordenar os movimentos voluntários, incluindo os de andar e correr.
Motivação: a maioria dos neurônios sensíveis à dopamina no cérebro está localizada no lobo frontal, e é esse o neurotransmissor responsável pelos sentimentos de recompensa e de motivação.
Reação aos Sentimentos de Terceiros: é no lobo frontal que o sentimento de empatia acontece e leva um indivíduo a experimentar a forma como outro se sente.
Por conta de todas essas funções, podemos dizer que o lobo frontal tem um papel de grande importância dentro do processo de Coaching, pois é através dele que se torna possível tomar decisões em relação às mudanças que deseja e se manter motivado para realizá-las.
Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/lobo-frontal-o-grande-gestor-do-cerebro/