O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e em todo o mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.
Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública.
Infelizmente para muitos, o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade.
Como apoiar quem sofre ou como buscar ajuda?
O suicídio torna-se atraente em um momento de desespero, no qual a morte parece ser a única maneira de acabar com o seu sofrimento. Abordar o tema com aquele que está passando por um momento difícil pode ser o fator que ajude a evitar que o desespero tome o controle da situação.
É fundamental que sejam proporcionados acompanhamentos psicológico e psiquiátrico, e que aquele que venha percebendo pensamentos intensos conte com apoio de amigos, familiares e redes específicas.
O Centro de Valorização da Vida (CVV), é uma organização não governamental que busca valorizar a vida e prevenir o suicídio através de apoio emocional, atendendo de maneira voluntária e gratuita, qualquer pessoa que precise conversar sobre como se sente, sob total sigilo.
As conversas podem ser feitas através de telefone no numero 188 ou pela internet. Esse serviço está disponível 24 horas por dia durante toda a semana.
O site do CVV também dispõe de vários textos importantes para quem convive com uma pessoa com depressão ou outros problemas que podem levar ao suicídio e desejam ajudá-la.
Sem substituir o acompanhamento e apoio profissional, o simples acolhimento e disponibilidade podem amenizar significativamente o sofrimento de alguém, resgatando as perspectivas em relação à sua vida.
Importância do Setembro Amarelo
Muitas vezes a discussão sobre o tema é deixada para “depois”, como se existisse uma espécie de tabu sobre o assunto. É ignorada pela maioria das pessoas a dimensão do problema e a quantidade de pessoas que ele atinge.
Infelizmente, tirar a própria vida tem se tornado um mal cada vez mais comum e os dados da OMS citados anteriormente provam que a depressão, assim como os demais problemas que incitam o suicídio são sim um problema de saúde pública.
O Setembro Amarelo é uma campanha que foi criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática que normalmente é motivada pela depressão e que mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema.