Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Artur Nogueira anuncia início das atividades da nova UVZ – Unidade de Vigilância em Zoonoses

Unidade também realizará consultas veterinárias aos munícipes de baixa renda.

Por: Correio Nogueirense
27/02/2020

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Saúde, dá início as atividades da nova UVZ – Unidade de Vigilância em Zoonoses na cidade, que começa a operar na próxima segunda (02).

A UVZ irá operar segundo orientações do Ministério da Saúde, sob a portaria nº 1.138, de 23 de maio de 2014, que define as ações e os serviços de saúde voltados para vigilância, prevenção e controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública.

Segundo a secretária de saúde Sandra Banin Gaido, “o pleno funcionamento da UVZ é uma conquista para a cidade em vários aspectos, principalmente pelo bem estar e cuidados aos animais, bem como a saúde pública de nossa cidade. Cada detalhe da estrutura, como do funcionamento da unidade estão alinhados com as exigências e orientações do Ministério da Saúde, para que Artur Nogueira seja, novamente, um destaque da região”.

As ações desenvolvidas pela UVZ serão:

  1. Controle e inspeções zoosanitárias programadas com base nas solicitações da população e de diferentes órgãos públicos. As vistorias tem o objetivo de averiguar os problemas trazidos pelos animais presentes no município, bem como denúncias de maus tratos, alojamento impróprio e falta de higiene, entre outros.
  2. Controle de animais sinantrópicos e peçonhentos para impedir a propagação de zoonoses que podem ser transmitidas por este grupo de animais; como ratos, baratas, pombos, moscas, pulgas, mosquitos, cobras, morcegos, aranhas e escorpiões, entre outros.
  3. Investigação de acidentes e ataques de mordidas de animais e acompanhamento de 10 dias do animal (gato/cachorro) para sanar suspeitas de contaminação por raiva.
  4. Treinamento para protetores de animais domésticos (gato/cachorro).
  5. Controle e combate a dengue/chikungunya/zika.
  6. Controle e combate de doenças zoonoses, como por exemplo a raiva e a febre maculosa.
  7. Acompanhamento de acidentes e denúncias de maus tratos animais.
  8. Atuação na informação a população sobre as principais doenças zoonoses, métodos de prevenção e tratamento. Bem como cursos que serão ministrados nas escolas e para pessoas que desejam saber mais a respeito.

Além destas ações, a unidade também contará com consultas veterinárias gratuitas, onde o animal será atendido, terá um diagnóstico e o dono receberá as orientações necessárias sobre como proceder com o caso e quais os locais apropriados. As famílias interessadas na consulta deverão comprovar a baixa renda através de uma triagem que envolve, por exemplo, a confirmação de que a família participa de algum programa assistencial do governo.

O coordenador de vigilância em saúde Marcelo Silva explica que “essa consulta veterinária serve para auxiliar as famílias de baixa renda que necessitam de um diagnóstico primário sobre a saúde de seu animal. É importante que todos recebam de forma gratuita a orientação profissional necessária sobre como cuidar e tratar de seu animal e entendam que é apenas uma consulta, sendo necessário que o dono siga as instruções do médico veterinário acerca do melhor caminho a seguir dali em diante”.

A UVZ também contará com um pequeno canil dedicado a animais de rua em situação agressiva que ofereçam risco à população. Um espaço que serve como uma quarentena para análise da saúde do animal para suspeitas de zoonoses como a raiva, por exemplo.

O prefeito de Artur Nogueira, Ivan Vicensotti, comemora a conquista; “é uma felicidade muito grande poder realizar mais este sonho em nossa cidade. A muito tempo Artur Nogueira necessitava de um espaço adequado para a implantação de uma UVZ e para que os animais e a população pudessem receber toda atenção e cuidados que uma unidade de vigilância de zoonose pode oferecer e, a partir de agora, nós temos”.

A unidade dará início a suas atividades a partir da próxima segunda (02) e funcionará de segunda a sexta, das 08h às 16h. Ela está localizada no início da Estrada do São Bento, ao lado da Delegacia.

Comentários

Veja também