Pesquisar
Close this search box.

Projeto de Indaiatuba é homologado para o VII Concurso de Artigos Científicos da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados

Foram inscritos 54 trabalhos de 16 estados, os quais os artigos vencedores serão divulgados até a primeira quinzena de julho.

Por: Correio Nogueirense
04/06/2024
Foto: Divulgação/PMI

A Secretaria Municipal de Esportes de Indaiatuba tem o projeto “Os Significados do Projeto Esporte Cidadão de Indaiatuba-SP para seus Frequentadores” homologado para concorrer ao VII Concurso de Artigos Científicos da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, na categoria Políticas Públicas do Esporte. A iniciativa foi instituída pelo Requerimento nº 14/2024, de autoria do Deputado Dr. Luiz Ovando, aprovado na Reunião Deliberativa da Comissão do Esporte de 13 de março de 2024. O objetivo é identificar trabalhos de qualidade e que visem ao fortalecimento do Sistema Desportivo Nacional.

Foram inscritos 54 trabalhos de 16 estados, os quais os artigos vencedores serão divulgados até a primeira quinzena de julho. A cerimônia de premiação e apresentação dos trabalhos será realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, durante o mês de novembro.

O secretário de Esportes de Indaiatuba, Marcos Antônio de Moraes, recebeu a notícia da homologação do projeto inscrito com muito orgulho. “Este primeiro reconhecimento vem para validar positivamente o Projeto Esporte Cidadão, que há vários anos impacta diretamente a vida das crianças e adolescentes. O desenvolvimento de práticas esportivas desde a infância é fundamental em vários aspectos do desenvolvimento humano. O esporte promove um estilo de vida saudável, ajudando a combater o sedentarismo e prevenindo uma série de doenças associadas, como obesidade, diabetes e problemas cardíacos. As práticas esportivas também têm um impacto significativo no desenvolvimento social e emocional das crianças. Além disso, o esporte contribui para o desenvolvimento físico das crianças, melhorando a coordenação motora, a força muscular, a flexibilidade e a resistência física. Essas habilidades físicas adquiridas na infância podem se refletir em uma vida adulta mais ativa e saudável”, concluiu Marquinhos.

A premiação contemplará os três primeiros vencedores de cada um dos três temas previsto no VII Concurso de Artigos Científicos da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados. Estes receberão certificado, medalha e o artigo será publicado na página da Câmara dos Deputados.

Sobre o projeto

O projeto inscrito pela Secretaria Municipal de Esportes aborda o Projeto Esporte Cidadão, desenvolvido pela Prefeitura de Indaiatuba, que envolve aproximadamente 10 mil crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, em práticas de diversas modalidades coletivas e individuais, com aulas realizadas duas vezes por semana e duração de uma hora cada, durante 11 meses por ano. O projeto esportivo e de lazer acontece no contraturno das aulas em 24núcleos esportivos espalhados pelo município.

O estudo tem como objetivo verificar e analisar os significados das atividades esportivas e de lazer para frequentadores do Esporte Cidadão. Para compreender o esporte como fenômeno transformador cultural da sociedade contemporânea, foi analisado de modo inicial que as crianças/jovens que frequentam as atividades de esporte e lazer do Projeto Esporte Cidadão se relacionam e se expressam de certo modo e atribuem um conjunto de significados às práticas realizadas no Projeto. Assim, a pesquisa gera novos conhecimentos a partir dos instrumentos selecionados para a investigação, de modo a se conhecer melhor os significados do projeto para seus frequentadores e também como uma política pública proposta.

Comentários

Veja também

Nenhum artigo foi encontrado
Nenhum artigo foi encontrado